quarta-feira, 13 de junho de 2012

"A MISSÃO, RESPEITA A LIBERDADE".

Quando todas as Ciências, dependiam do aval da Ciência teológica, para as suas afirmativas, poderiamos, até nos valer, de doutrinas teleológicas, para a Ciência política, pois do mesmo galinheiro, partia a legitimidade, de todas as declarações, tidas como "VERDADE". Noentanto, já rompemos com a Sociedade medieval, e até com a moderna. Em nosso tempo, deve está muito claro, que o que é da política, é assunto da política, e o que é da teologia, é assunto da teologia. E mais, tomou o lugar da Ciência teológica, a Ciência positiva. Como pastor, pensador, eu defendo a liberdade e o livre arbítero, no atual contexto, que a Igreja, de Jesus, está inserida. Neste contexto, a Igreja, é livre para exercer sua missão de pregar, e o receptor, é livre para aceitar a pregação, ou não. Ele é livre para querer, ir para o céu, ou não. A minha missão, é pregar, o resto, é com o espírito Santo, e com quem escuta a pregação. Consciente disto, o que devemos evitar?. Uma Igreja, que ainda, não tem discernimento, de ideologias injustas; E insista, em continuar fazendo teologia, mais como parceira do poder, do que sensível, a cultura local. Uma Igreja, que queira ir além, do evangelho, para influenciar a Sociedade; Seja, por um misticismo exacerbado, que vai além, do que está escrito; Seja, por um evangelho, que intelectualiza a fé, levando-o a desconectar da essência. Uma Igreja, que desejosa, da libertação da dominação eclesiática, se entregue ao antinomianismo.

terça-feira, 12 de junho de 2012

"VISÃO QUE DETERMINA, O SUCESSO"[Mat-6:22-25].

INTRODUÇÃO: Este texto, revela o segredo do sucesso, diante dos problemas da vida. A "VISÃO", determina o sucesso, ou o fracasso. O que destacar aqui?.

1-PROBLEMAS DA VIDA.(v-25).

1-1- A história do ser humano, é aperfeiçoada, pelos problemas.
  • Todos teem problemas.
1-2- Tipos de problemas.
  • Com o que vai fazer, da vida.
  • Materiais. Etc.
2-VISÃO, O QUE É?.
  • É a vista. É um dos cincos sentidos, que aprimoram, a percepção do mundo.
  • Este texto, coloca a visão, como algo, que pode determinar o sucesso, diante dos problemas.
3-ÁS DUAS DIMENSÕES, DA VISÃO.

3-1-Ela pode ser iluminada.
  • Quando?. Quando os olhos, são bons.
3-2-Ela pode ser escura.
  • Quando?. Quando os olhos, são maus.
4-O QUE DETERMINA UMA VISÃO, ESCURA?.

4-1- Infidelidade a Deus.
  • Não enxerga Deus, direito.
4-2- Incapacidade de resolver problemas.
  • Degradação
  • Dificuldade de sobrevivência.
5-O QUE DETERMINA, UMA VISÃO, ILUMINADA?.

5-1-Fidelidade e lealdade a Deus.
  • Consegue enxergar Deus, direito, e o ama.
  • Se determina, a ser leal a ele, diante das circunstâncias.
5-2-Capacidade de resolver problemas.
  • Os problemas surgem, más são encarados, de cima.
  • São vistos como desafios; Não negativamente.

CONCLUSÃO: Deus, quer que tenhamos, sucesso. Mais, para tanto, é preciso, ter visão:
  • Ser fiel, a Deus.
  • Ter capacidade, de resolver problemas.

sábado, 9 de junho de 2012

"O SEGREDO PARA VENCER A CRISE".[1 Sm-17:32...].

INTRODUÇÃO: Neste contexto deste texto, nós encontramos uma crise, entre o povo: Derrota, desonra e medo. Encontramos também, o segredo para superarmos esta crise. Que lições espirituais, tiramos deste contexto?.

1-CRISE É A FORMA DE DEUS, TESTAR O SEU POVO.

1-1-Testar nossa fé.

1-2-Testar a nossa fidelidade, para com ele.

1-3-Testar o nosso preparo.

      Que lições tiramos aqui?.
  • O homem de Deus, só é aprovado na crise.
  • Aqui foi um Teste para Davi.
2-A CRISE DO TEXTO; GRANDE OU PEQUENA?.

2-1-Era uma crise de desonra.

2-2-Era uma crise de derrota.

2-3-Era uma crise de medo.

2-4-Era uma crise derrotada, em nome do Senhor.

     Que lições tiramos aqui?.
  • Nenhuma crise, é insuperável.
  • Toda crise pode ser superada, no Senhor.
3-COMO UM HOMEM OU UMA MULHER DE DEUS, DEVE VER A CRISE?.

3-1-Como algo que contradiz, o que deve ser natural.
  • O povo de Deus, deve ser honrado.
  • O povo de Deus, deve ser vitorioso.
  • O povo de Deus, deve ser ousado e corajoso.
3-2-Como uma oportunidade, dada por Deus.
  • Oportunidade para fazer fama.(1 Sm-18:5-6). Crescer.
  • Oportunidade para prosperar.(1 Sm-17:25).
  • Oportunidade para mostrar o tamanho do seu Deus.
    Que lições tiramos aqui?.
  • Qual a visão que você tem da crise, que você está enfrentando hoje?. Como algo aceitável?. Como algo, que veio para acabar com você?.
  • Compare sua visão, com a visão, de Davi, e mude de postura, em nome de Jesus!.

CONCLUSÃO: Então, toda crise, é superável. Como?
  • Encarando-a como contrária aquilo que o Senhor, tem de fato, para você.
  • Vendo nela uma oportunidade, para ser reconhecido.
  • Vendo-a como muito aquém, do tamanho e da grandeza do seu Deus.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

"O PODER DA UNIDADE, E O SEU PERIGO".[Gn-11:1-7].

INTRODUÇÃO: Este texto, narra a história, de um tempo, onde a unidade, atingiu um nível "PODEROSO". Narra também, a intenção do povo, em usar a unidade, para um propósito, que não era o de Deus. Que lições tiramos aqui?.

1-O DESEJO DE DEUS, PARA O SEU POVO, É A UNIDADE.(V-1).

    Todo povo, tinha uma mesma língua, e uma mesma fala.

1-1-Em que devemos, ter unidade?.
  • Na fé
  • Na esperança
  • No propósito
  • Na doutrina
1-2-A unidade legitima, o poder da Igreja.
  • Toda Igreja unida, se torna poderosa.
2-UMA IGREJA PODEROSA, TENDE A QUERER MAIS PODER.

2-1-A força em questão:
  • Na unidade entre o povo.
  • Na comunicação entre o povo.
  • Na ação, em conjunto, entre o povo.
2-2-O desejo, de mais poder.
  • O desejo de construir, uma Cidade, e uma torre.
  • O desejo de construir um "NOME".
  • Não querendo ser espalhado pela terra.
3-TODA FORÇA E PODER DO POVO DE DEUS, É POLICIADA PELO SENHOR.(V-5).
  • Então, desceu o Senhor, para ver o que o homem, estava fazendo.
  • Ele observa o nosso crescimento
  • Ele observa os projetos, e construções do povo.
4-LIDANDO COM O PODER DA UNIDADE.

4-1-Não existe restrinção, no fazer, quando há unidade.(v-6).
  • Tudo é possível.
4-2-Toda tentativa, de unidade, que não está de acordo com a vontade de Deus, termina em confusão.(v-7).
  • A construção da torre, não era a vontade de Deus.

CONCLUSÃO: Na unidade, há poder, para "FAZER", qualquer coisa. Mais uma unidade, apartir da unção, está condicionada a vontade de Deus. Pense nisto!!.


                                                                                               Roberto Mota.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

"O VALOR DA CONFIANÇA EM DEUS". [Sl-31:1-8].

INTRODUÇÃO: Neste texto, o Salmista, exalta o valor, da confiança no Senhor. Qual o resultado da confiança em Deus?.

1- FORÇA DIANTE DO MAL.(v-4).
  • O Senhor, nos dar força, contra o mal.
  • Ele nos livra das armadilhas.
2-CONSERVAÇÃO DA SALVAÇÃO.(v-5).
  • Estamos selados pelo espírito Santo, pela confiança nele.
  • É nessa confiança, que somos remidos.
3-ALEGRIA E GOZO, DIANTE DAS ANGUSTIAS.(v-7).
  • Ele conhece as nossas angustias.
  • Pela sua benignidade, nos alegramos e nos regozijamos
4-COLOCAÇÃO, EM UM LUGAR ESPAÇOSO.(v-8).
  • Ele nos livra dos inimigos.
  • Ele nos tira dos lugares estreitos.

CONCLUSÃO:Eu confio no Senhor. E você?. Se confia, então receba:
  • Força
  • Conservação da fé
  • Gozo.
  • Um lugar espaçoso, em nome de Jesus!!.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

"Visão perspectivista".

Uma visão perspectivista. Esta não está presa, a uma só percepção visual, das coisas no seu ambiente físico, e muito menos no virtual. A perspectiva, depende do ponto de vista e da condição do observador. E como tudo está constantemente mudando, ponto de vista, condição, aquele, que for perspectivista, pode rever sua visão anterior...Logo.....Acredite, isto, não é relativisar o real. É compreender, como cada um ver, dependendo do ponto de vista, e da própria condição. Aqui, inclusive, como perspectivista, você pode enxergar uma perspectiva dominante, sobre sua realidade histórica, geográfica, e buscar reescrever isto. Pense nisto!!.