quinta-feira, 10 de abril de 2014

"DISLEXIA COGNITIVA".[IIReis-6:15-16].

INTRODUÇÃO: Neste texto, nós encontramos o servo de Elizeu, acometido por uma doença espiritual, que os pedagogos, e os psicólogos, chamariam de "Dislexia Cognitiva".
       Dislexia, vem do grego dys, que significa imperfeito, disfunção. Isto é, uma função anormal ou prejudicada; E lexia, linguagem. É uma específica dificuldade de aprendizado da linguagem; Dificuldade de leitura. A dislexia, claro está associado a crianças que possuem esta disfunção; Uma dificuldade de aprender a ler. Paulo Freire, já se referindo a um contexto diferente, ou mais amplo, dizia:"É preciso ler o mundo, para compreender as palavras com competência". Ler o mundo é compreender a diversidade de linguagens envolvida.
       O Profeta Elizeu, atrapalhando os planos do Rei da Síria, foi cercado em um determinado ambiente, pelo seu exército; Então, o servo de Elizeu, se levantou muito cedo, e olhando ao seu redor, não conseguiu perceber completamente a real realidade em sua volta..
       Que lições, tiramos aqui?.

1-O QUE É DISLEXIA COGNITIVA?.
  • Dislexia é um defeito que incapacita a criança de aprender a ler. Alguém com dislexia dentro de um contexto mais amplo de leitura, seria aqueles, que por alguma disfunção, tivesse dificuldade de ler o mundo. De compreender a diversidade de linguagens, que envolve o mundo.
  • Cognição, é a capacidade de perceber sempre, uma situação nova no Social. Ou seja, é uma capacidade de interpretar e reinterpretar a realidade. É a capacidade de percepção social. O desenvolvimento social, é marcado por vários processos cognitivos.
  • No contexto aqui, mencionado de Elizeu, a realidade envolvia o supra-cultural. O servo de Elizeu estava com dislexia cognitiva; Não estava percebendo toda realidade social, que lhe cercava. Não conseguia ler o que via.
       Que lições tiramos aqui?.

1-1-Muitos do nosso contexto atual, também estão com dislexia cognitiva.
  • Não consegue ler o mundo com sua diversidade de linguagens.
  • Não consegue perceber toda realidade do seu contexto.
  • Não consegue ler o que ver, principalmente quando envolve o supra-cultural
2-ORIGEM DA DISLEXIA COGNITIVA.

2-1-Mudança radical da realidade.
  • A noite uma coisa, pela manhã outra.(v-15).
      Que lições tiramos?.

2-1-1-Da cosmovisão do mundo
  • Houve uma mudança radical; Que foi a ruptura que se deu da modernidade, para um período pós-moderno
  • A Igreja, está inserida neste contexto.
2-1-2-Origem da dislexia cognitiva, na Igreja.
  • Falta de espiritualidade, produzida por este contexto cultural.
  • O moço estava olhando a realidade com olhos carnais
  • Falta de espiritualidade, leva o homem a ter uma visão distorcida do supra-cultural: Os Anjos, o mundo espiritual, etc.
2-2-Falta de conhecimento.
  • Conhecimento teológico
  • Conhecimento filosófico
  • Conhecimento científico
  • Disse o Profeta:"O meu povo foi destruido, porque lhe faltou conhecimento".[Os-4:6].
  • Disse Jesus:"Conhecereis a verdade, e ela vos libertará.
  • Salomão pediu sabedoria a Deus.
3-CONSEQUÊNCIAS DA DISLEXIA COGNITIVA NA IGREJA.

3-1-Alienação da realidade.
  • Muitos não sabem que caminho tomar.
3-2-Má interpretação da realidade.
  • O moço: Estamos cercados..
  • Muitos não enxergam uma ética de convivência
  • Uma ética mais global, está longe da consciência de muitos.
3-3-Medo e dúvidas.
  • Disse o moço:"E agora, o que faremos?".
4-COMO SER CURADO DA DISLEXIA COGNITIVA?.

4-1-É preciso reconhecer, quando percebermos a incompletude da visão.
  • Segundo Paulo Freire, a sensação de inacabamento, é algo positivo
  • Tudo está em mudança, trazendo a necessidade de estarmos constantemente evoluindo.
  • Alguns se fecham numa leitura do mundo, que é parada.
4-2-É preciso oração de intercessão.
  •  Elizeu pediu para que Deus, abrisse os olhos daquele moço.
  • Precisamos interceder por aqueles que não conseguem mais enxergar o supra-cultural.
4-3-É preciso buscar o conhecimento.[Pv-2:11].
  • O sábio diz:"A inteligência te conservará".
  • O conhecimento teológico, o conhecimento em geral.
  • É importante evoluir; Discernir dados, informação e conhecimento.
  • É preciso ser inteligente para discernir o real do ideológico.

  CONCLUSÃO: Dislexia cognitiva é a incapacidade de interpretar a realidade. Pode ser diagnosticada, como uma doença; Pois esta atrapalha o crescimento e o desenvolvimento. É preciso haver uma cura: Na Igreja, na família e na Sociedade.