quinta-feira, 4 de agosto de 2016

SABEDORIA, A INTELIGÊNCIA DO BEM.[Pv-9:1-11].



       Este texto trata do valor da sabedoria para uma vida bem sucedida. Uma vida sem sabedoria, é uma vida sem entendimento, é uma vida de insensatez, é uma vida de ignorância. Mais o que é sabedoria?. Primeiramente ela está na simplicidade. Ela convida a simplicidade. Diz o texto: ”Quem é simples volte-se para aqui”.(v-4). Aquele que idealiza a sofisticação, dificilmente se tornará sábio; A própria sofisticação está na simplicidade de ver, de ser e de existir. Dizia Leonardo da vince:”A simplicidade é o último degrau da sofisticação”. Logo, naturalidade e simplicidade tem aquele que é sábio. Segundo, sabedoria não é conhecimento. Não é o armazenamento de saberes, de experiências. Vivemos na era do conhecimento; Há uma revolução conceitual. É de suma importância hoje o aprendizado, ser atualizado. O conhecimento no mundo atual, é o mais importante fator de produção de riqueza, mais não é sabedoria. Terceiro, sabedoria não é inteligência. Com a revolução conceitual, o que mais importa hoje, é colocar este conhecimento em prática, e isto só será possível com a prática da inteligência. O que eu quero dizer com isto?. Que inteligência não é conhecimento, é habilidade. O conhecimento sem a inteligência hoje, é inútil. Mais inteligência não é sabedoria. Então, o que é? É a inteligência do bem. A inteligência pode usar o conhecimento para o mal, ou para o bem. O sábio é aquele que usa seu conhecimento para a prática do bem, ou apenas para o bem.
       A partir deste texto, o que dizer da sabedoria?. Primeiramente que a sabedoria edifica. Nos (vs-1,2,3), deste texto diz que a sabedoria é quem edifica desde a casa até a Cidade. O que é edificar?. É levantar, é erguer,  é a construção de alguma coisa desde o alicerce, a partir de um plano estabelecido. Logo, o sábio é aquele que edifica sua casa, é aquele que edifica a igreja, é aquele que edifica a comunidade, é aquele que edifica a cidade. Segundo, quem tem sabedoria, torna-se agente do bem.(v-5). Diz aqui o texto: ”vinde, comei do meu pão e bebei do vinho que misturei”. A sabedoria não só convida a simplicidade, e a simplicidade, mais ela convida para o bem. Para festejar, para um banquete regado a pão, carne e vinho. A sabedoria convida o simples ao bem. Aquele que no decorrer da vida se torna um sábio, também se tornará um agente do bem. Alguém preocupado com os problemas ao seu redor, do seu contexto, do mundo. Terceiro, o fundamento da sabedoria é o temor do Senhor.(v-10). Num mundo, onde a lei do mais forte prevalece, só faz o bem quem teme a Deus. Que sabe que existe um ser superior. Quarto e último lugar, o sábio, aquele que alcança a sabedoria em sua existência, tem, terá vida longa e abundante.(v-11). A sabedoria pode me levar a construir grandes coisas, a alcançar grandes objetivos, a alcançar riquezas; Mais acima de tudo me leva a ter uma vida longa e com qualidade, e certamente na presença do eterno, do Deus que dar a sabedoria.[2 Cr-1:7-12].
       No mundo atual, o conhecimento, a inteligência tem se multiplicado; Mais são os conflitos que estão se multiplicando. Por que?. Porque o homem usa a inteligência para o mal. A insensatez, a ignorância tem sido a escolha da maioria, em vários contextos. Que Deus erga pessoas dotadas de conhecimento e inteligência, mais também tementes a ele, a fim de que sejam sábios, e assim possam ser os edificadores da terra.

                                                                             Roberto Mota