sábado, 4 de fevereiro de 2012

REVIVER ?. Venha!!!: Missão. O que é?.

REVIVER ?. Venha!!!: Missão. O que é?.: Definir o que é Missão, para o contexto Social e Eclesiástico, não é algo muito fácio, em nossa época. Dai a necessidade de começ...

Missão. O que é?.

           Definir o que é Missão, para o contexto Social e Eclesiástico, não é algo muito fácio, em nossa época. Dai a necessidade de começarmos pela etimologia da palavra. A palavra "MISSÃO", origina-se de um verbo em latim, "MITTERE", que siguinifica mandar, enviar.
          No Antigo Testamento, tal verbo refere-se a uma ordem recebida de Deus, para levar sua mensagem a uma pessoa, ou a uma Nação. A história da redenção Universal, começa com a convocação de Abraão, em (Gn-12:1-3). disse Deus:" Sai da tua terra, do meio da tua parentela, da casa de teu Pai, e vai para a terra, que eu te mostrarei...Tu serás uma bênção...E em ti serão benditas todas ás famílias da terra". Abraão recebeu uma ordem de Deus, para sair de seu contexto, de seu conforto, para realizar a Missão, de abençoar todas as famílias da terra. Abraão, e Israel, foram escolhidos por Deus, para um propósito abrangente; a salvação do mundo.
        No Novo Testamento, designa a incubência que Deus, delegou a Cristo, que por sua vez, a mesma incubência, foi passada aos Apostolos e discípulos. Em (Mc-16:15), disse Jesus:"Ide por todo mundo, e pregai o evangelho a toda criatura".
        Então, podemos afirmar, em qualquer época, e em qualquer contexto. Primeiro, a Missão, não é uma escolha pessoal, ou individual de alguém. É um mandato, uma incubência, um encargo. Uma ordem divina. Segundo, a Missão, engloba o mundo todo. Todos os povos: Famílias, tribos e Nações. O Evangelho, deve ser pregado, a toda criatura do Planeta.

1-1-A origem da Missão. A Missão, vem de Deus. Desde o princípio, Deus, se ocupa na tarefa de vir, ao encontro do homem. Primeiro, ao criá-lo, e depois, de restaurar a sua relação com ele, após a queda.
       A Missão, nasce e é desenvolvida historicamente, pelo o triuno Deus: O Pai arquitetou e planejou, toda Missão, nos predestinando, para a Salvação. O Pai, criou-nos livremente, e nos chamou a uma comunhão com ele. O Pai, não quer que nenhum se perca.(Mt-18:14). O filho, Jesus, era o Cristo. Era Deus, feito homem. Jesus, é a manifestação do amor do Pai, aos homens. Apartir de Jesus, Deus realiza pessoalmente a Missão, na história. "A PLENITUDE DOS TEMPOS". A finalidade da vinda de Jesus, primeiramente, era remir, os que estavam, sob a Lei.(Gl-4:5). Afim de que recebam, a adoção filial. Resgatar a dignidade dos filhos. Segundo, promover uma Missão, Universal.(1Tm-2:4). E o espírito, é o selo da "SALVAÇÃO". Em(Ef-1:13), diz que o espírito testifica na vida daqueles, que crêm, que são filhos de Deus. Herdeiros da Salvação. Então, a Missão, tem origem em Deus, e é desenvolvida pela a "TRINDADE".

1-2-Igreja=Missão. A igreja, na terra, é uma Missão. Logo, não pode ser vista, como algo independente de Deus, e de Cristo. Ela não é uma Organização Humana. Não é uma empresa, apesar, que também ser uma "ORGANIZAÇÃO", ou necessitar de Organização. Ela como Organização, está inserida como um sub-sistema da Sociedade, e sendo assim, é grandemente influenciada pela cultura predominante, e especialmente, pelo "MERCANTILISMO". E assim, surge a necessidade da contextualização, sem descambar para a acomodação teológica.
        A grave crise econômica, e as grandes dificuldades, que o empreendimento Eclesiástico tem passado, e a comparação com grupos Religiosos, que estão crescendo explosivamente, tem levado a Igreja, a se adequar, e assim buscar, uma administração mais profissional. Entretanto, é preciso ter cuidado, para que a Missão, não desvie o "FOCO". A Igreja Missão, existe para anunciar, através da palavra e obras, as boas novas, de Salvação, e buscar a transformação da Sociedade.
       Ao completar a sua Missão, o Senhor Jesus Cristo, comissionou a sua Igreja, para anunciar, a "TODOS", os homens, que sua obra, havia sido feita, e que agora a Salvação eterna de Deus, se oferecia livremente. Assim a Igreja, passa a ser parte integrante e importante no cumprimento daquilo, que Deus, planejou. A Igreja, é a enviada de Jesus, e do Pai. A visão do Pai, é o mundo. Todos os povos. A Igreja, é Igreja, na medida, em que cumpre a Missão, para qual foi enviada. Então, a contextualização, é necessária, más com o objetivo de cumprir a Missão. Compete a Igreja, colocar-se nas mãos de Deus, como instrumento para levar a salvação de Cristo, ao mundo. Ela inspirada por Deus, deve buscar as estratégias para o contexto atual, afim de que o mundo seja alcançado, pelo o Evangelho de Jesus Cristo.


Fonte:Parte de um texto maior.(Roberto Mota).
Então, é um artigo, informal.