sexta-feira, 20 de abril de 2018

"APÓSTOLO".

"Sempre diferenciei o apóstolo modelo bíblico do apóstolo cria de um pragmatismo, que ao meu ver, inicialmente foi bem libertador de certos dogmas institucionais; O via apenas como uma estratégia organizacional; Mais agora banalizou-se..".

segunda-feira, 9 de abril de 2018

"A FORÇA QUE VEM DE DEUS".

Davi falou muito sobre a força que vem de Deus;Uma força que em meio a outras forças, empodera; Paulo, sobre esta força disse certa feita:"Ela nos ensina a estar humilhado; E ela nos ensina a estar exaltado; Muitos da fé hoje, nem sabem estar humilhados; E muito menos exaltados.(Sl-21:1;13;Fp-4:12,13).

quinta-feira, 29 de março de 2018

"UM DEUS EXTRAORDINÁRIO".[Sl-32:1-11].

INTRODUÇÃO: Este texto, fala de um Deus extraordinário, diante da realidade existencial humana. De um lado as fraquezas que nos habitam; do outro o tribunal dos acusadores. No mundo atual, a religião, e certa teologia de causa e efeito, fazem parte do sistema de pensamento; Dai muito preconceito, muita injustiça Social.

1-SOBRE ESTE DEUS EXTRAORDINÁRIO; O QUE DIZER?.

1-1-Ele não é um Deus, que aliena ou priva o homem de sua realidade; Mais no contexto deste homem, ele é seu esconderijo.(v-7).
  • Certas realidades como causas, não nos serão ocultadas. 
  • Certas realidades como consequências, como efeito, não nos serão privadas.
  • Mais diante de certa realidade, ele continua sendo nosso esconderijo. Lugar auto, Lugar forte.
1-2-Ele é o Deus do perdão.(v-1,2.
  • Ele é o Deus da misericórdia. Ele nos perdoa, as iniquidades.
  • Ele também cobre nossas iniquidades.
  • Certas pessoas são grandemente cobertas pelo Senhor.
1-3- Ele é um Deus, que instrui e ensina o homem.(v-8,9). Ele diz á aqueles que são dele, que são selados:
  • Não sejas como o cavalo, ou a mula; Sem entendimento.
  • Não sejam dominados, manipulados.
  • Venham e eu vos ensinarei.
  •  Obedeçam e transcenderam as mais duras realidades.

2-O QUE FAZER DIANTE DESTE DEUS; QUAL DEVE SER NOSSA POSTURA?.

2-1-Confesse seus pecados a Deus.

  • Não esconda dele os seus pecados.
  • Em (Rm-7:15-23 e 8:2), Paulo diz que o pecado é uma lei em nós.
  • Colocando aqui o tema do pecado, fora de uma teologia sistêmica; Simplificando; No novo testamento, podemos dizer que existe pecado no singular, que é justamente esta lei que nos faz pecar, e pecado no plural, que são os pecados cometidos.
  • Da lei do pecado em nós, precisamos de libertação.
  •  Para os pecados cometidos precisamos de perdão; Para isso, precisamos confessá-los a Deus. Confesse seus pecados a Deus, confiando na graça dele. 
2-2-Se deixe ensinar por Deus.(v-9).

  • Não seja uma mula!.
  • Deixe Deus lhe instruir
  •  Tenha uma postura de sujeição a Deus.
2-3- Confie na misericórdia de Deus.(v-10).
  • As misericórdias de Deus se renovam a cada manhã.(Lm-3:23).
  • As misericórdias do Senhor não tem fim.(v-22).
  • As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos.(v-22).
  •  Talvez você esteja com a consciência pesada, por causa de alguma iniquidade; Confie na misericórdia de Deus.

3- QUAL É O RESULTADO DESTA RELAÇÃO DE QUEM DEUS É, E DA NOSSA POSTURA?.

3-1-O resultado será bem aventurança.(v-1).
  • Ele será feliz sem precisar fugir da realidade.
  • Será um abençoado em meio muitas vezes a uma realidade dura.
3-2- O resultado será segurança e refúgio em Deus.
  • Alguém perdoado, que se deixa instruir por Deus, e que confia em suas misericórdias se sentirá seguro e protegido, em qualquer contexto.
3-3- O resultado será alegria e regozijo no Senhor.(v-11).
  • Disse Jesus:"Vinde a mim, todos que estais cansados, sobrecarregados e oprimidos; E eu vos aliviarei".(Mat-11:28). O resultado de uma relação sadia com Deus, é a leveza. É alegria no espírito.

CONCLUSÃO: Diante  de uma realidade existencial, as vezes muito dura, o nosso Deus, é extraordinário. Ele nos protege; Ele nos perdoa; E ele nos instrui.

segunda-feira, 19 de março de 2018

"GRANDEZA".

Sem dúvida, a capacidade de Jesus, no seu batismo, de separar as coisas, demonstra sua grandeza e a do Reino.[Mat-3:13-17]. Alguns....

quarta-feira, 14 de março de 2018

"EMPATIA".

"Uma máxima de Sócrates; Conhece-te a ti mesmo. Fica mais fácil a empatia".

terça-feira, 13 de março de 2018

"AGIR".

Diante de certos cenários que se apresentam; Aprender a agir hoje...

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

"PERDÃO E RESTAURAÇÃO".[Pv-17:9].



INTRODUÇÃO: Este texto de proverbio está ligado ao jogo de poder que a vida nos impõe, desde as relações mais básicas, como a família, amigos, etc; Gerando partidarismo, conflito e muita contenda. Neste contexto, eu diria que o diabo se envolve para separar, e Deus se envolve para juntar. Mais o grande segredo de Deus, já aqui neste texto do antigo testamento, é a capacidade daqueles que são abertos para Deus, de “PERDOAR”; Tendo em vista que este contexto, onde o jogo se dar, é sempre muito político.

1-A SEPARAÇÃO SE DAR SEMPRE PELA TRANSGRESSÃO; LOGO, PELO PECADO.

  • Pecamos quando quebramos alguma relação ética.
  • Com a família, com a Igreja, com instituição tal, com amizades. 

2-PERDÃO É SEMPRE MOTIVO DE FESTA. 

2-1-Festa no céu, quando um pecador é perdoado.(Lc-15:7). 

2-2-Festa na terra, quando uma relação quebrada, é restabelecida(Lc-15:11-32).   

  • O filho pródigo rompeu uma relação ética.(v-11-13).  
  • Perdendo tudo, ele se arrepende.(v-17-19). 
  • Voltando a seu pai, ele lhe perdoa e lhe oferece uma festa.(v-22-24). 
  • Disse o Pai:"Alegremo-nos porque este meu filho, estava morto e reviveu, tinha se perdido e foi achado".

3-A MISSÃO DE JESUS, ERA MARCADA POR SUA DISPOSIÇÃO, PARA PERDOAR(Mc-2:5). 
  
  • Geralmente o ser humano, tende a querer dificultar o perdão. 

  • Os religiosos o idealizam como divino; Mais apenas para torna-lo inacessível.(Mc-2:6,7). Diziam eles: ”Quem pode perdoar pecados, senão Deus?”.

  • A sociologia o torna exclusivo.(Lc-15:29). Disse o irmão mais velho do filho pródigo, ao seu pai:”Eu nunca transgredi minha relação com esta família, mais nunca me deste um cabrito, para me alegrar com meus amigos. 

  • A sociologia só perdoa quem merece. Ela está sempre ligada, ou em parceria com o mérito.
4-O QUE É PERDÃO, NUM SENTIDO AMPLO DA TEOLOGIA?. 

4-1-É não levar mais em conta a transgressão, a ofensa. 

  • Perdão não é esquecer a ofensa. Alguém disse que esquecer é aminésia. 

4-2-Perdão é obra do espírito Santo. 

  • Ele nos revela a condição do ofensor diante de Deus, como perdoado. 

  • Ele abre nosso coração para perdoar o ofensor, agora perdoado por Deus.

  • A não obediência ao espírito santo, transfere o peso que estava sobre o ofensor, para o ofendido. 

  • Perdoar é o preço da minha liberdade, não a do outro.
O preço do perdão já foi pago, na cruz do calvário. 

5-EFEITOS DO PERDÃO. 

5-1-O perdão junta.

  • O perdão derrota o espírito que separou, que quer separar relações éticas. Ou seja, relações que se iniciaram a partir de Deus, com propósito de grandes vitórias. 

5-2-O perdão liberta a alma da angustia. 

  • Quem não perdoa aquele que Deus, já perdoou, adoece da alma. 

  • Muitas pessoas estão presas na alma porque não querem perdoar o seu ofensor. 

CONCLUSÃO: Cada contexto comunitário, tem o seu nível sociopolítico; Alguns são marcados, por grandes transgressões éticas; Gerando inclusive, muitos escândalos, que deixam muitos dos seus membros bastante feridos da alma. Aqui o diabo quer separar, mais Deus quer juntar, quer restaurar a união, a parceria pelo “perdão”; Capacidade de não levar mais a ofensa em conta. De fato, há uma tendência de alguns terem uma visão que cria dificuldade para o perdão; Mais a possibilidade do perdão deve ser celebrado. O perdão junta novamente, o perdão liberta nossa alma da angustia.