sexta-feira, 3 de novembro de 2017

CONSTRUINDO A MISSÃO NA CIDADE.[2 Reis-6:1-7].

INTRODUÇÃO: Este texto, de certa forma trata do valor de certos poderes, para a construção de uma obra, da “missão” na comunidade, na Cidade. O que destacar aqui deste assunto?.


1-A EXISTÊNCIA DE UM PROFETA, OU DE UM ENVIADO, COM DISCÍPULOS, NOS TRÁS O ENTENDIMENTO, DE QUE EXISTE ALGO A SER CONSTRUIDO NA COMUNIDADE, NA CIDADE.



1-1-Existia aqui uma escola de profetas, em desenvolvimento.(v-1).

       Disseram os discípulos dos profetas, a Elizeu.

·         Existia um projeto divino, de tornar esta escola de profetas, crescente e relevante para a comunidade deste contexto.

·         Elizeu tinha uma missão

·         Os profetas tinham uma missão

·         Os discípulos tinham uma missão.

1-2-Em muitos lugares, e as vezes difíceis, desestruturados, esse cenários se repete: Enviados, discípulos, estão presentes para realizar uma missão.

·         Foram unidos por Deus, para realizar um trabalho de Deus.

·         Erguer uma igreja

·         Erguer um centro de recuperação

·         Erguer uma escola de profetas. etc.



2-O VERDADEIRO PROFETA NÃO SE APROPRIA DA MAGIA DA CULTURA, PARA DOMINAR.(V-1,3).

    Todo profeta, ou enviado de Deus, gera coisas, estrutura, discípulos; Mais não deve se apropriar de certa magia da cultura para dominar, os discípulos ou a comunidade.

2-1-A cultura do patriarcalismo.

·         O patriarcalismo é caracterizado pela ideologia da supremacia do homem, nas relações Sociais.

·         No Judaísmo, o líder era um Deus.

·         Certa propaganda da supremacia do homem nas relações sociais, nas relações eclesiásticas, tem formado e levantado líderes opressores, dominadores da comunidade.

·         É desses sistemas de pensamentos que nasce as teocracias modernas.

2-2-A cultura do tradicionalismo.

·         A visão desta é que, o conhecimento só é alcançado por meio de uma revelação primitiva, e da tradição da igreja.

·         Nesta visão, a história, a origem é que tem a verdade, o conhecimento.

2-3-Certas magias na cultura hoje, estão sempre querendo dominar por meio de um significado.

·         É fato hoje, que muitas missões são opressoras.

·         Entre um sistema teológico tradicional, conservador e um sistema teológico que se posicione a favor da justiça; Acredito que o posicionado a favor da justiça, seja mais libertador.

·         Justiça, é considerar o ser, em sua emergência.(Foucault).

2-4-O líder enviado, verdadeiramente ético, é, e se manterá apenas como um exemplo, um modelo a ser seguido.(v-3).

·         Ele não é um Deus; É um homem chamado e enviado.

·         O líder enviado trás uma visão, e forma discípulos.

·         Mais o líder é um modelo, e precisa dar o exemplo.

·         No Novo testamento, o líder, o pastor, é um exemplo a ser seguido, não um dominador.(1 Pe-5:1-3).

2-5-A igreja, na comunidade, não pode ser alienada de certa cultura opressora.

·         A igreja corpo, precisa ter uma visão correta do que seja um enviado. Sem idealizações.

·         Ela não deve o vender como um semideus, um super-homem.

·         Mais claro, não podemos perder a visão de ser discípulo deste; Pois este tem uma visão de trabalho a passar; Tem uma missão dada por Deus.



3-CONSTRUINDO A MISSÃO: OS PODERES PARA EXECUTAR O TRABALHO.

    Só a consciência de uma missão a ser construída, não é suficiente; Existe os “poderes” para que tal obra seja realizada. Quais?.

3-1-O poder da visão dos discípulos.(v-1).

    Discípulo que empodera a missão, é aquele que tem a visão: De que a missão tem que crescer; E de como deve ser feito.

·         Disseram os discípulos dos profetas a Elizeu: ”Eis que o lugar em que habitamos contigo é estreito demais para nós; Vamos pois até o Jordão, tomemos de lá, cada um de nós, uma viga, e construamos um lugar, em que habitemos”.(v-1,2).

·         O discípulo de visão, é aquele que apreende a visão com o enviado, e a segue.

·         Um discípulo de visão, tem a visão do crescimento do Reino de Deus.

·         Quando os discípulos de uma missão, tem visão; Ali há um poder de construção, de edificação. O contrário, existirá muita fraqueza.

3-2-O poder do trabalho.(v-2).

     Um outro poder para a construção da missão na comunidade, é o trabalho do Senhor. Uma igreja, que trabalha tem poder de construção e edificação.

·         Os discípulos percebendo a necessidade de crescimento e desenvolvimento do lugar, disseram a Elizeu: ”Vamos pois, até o Jordão, e tomemos de lá, cada um de nós uma viga, e construamos nós....”. Em outras palavras, os discípulos estavam dizendo; Vamos trabalhar para a missão crescer.

·         Em (1Co-15:58), Paulo, enfatiza o valor e o poder do trabalho, quando, incentiva a igreja a perseverar no trabalho do Senhor. O trabalho dos discípulos não é vão no Senhor; Se constitui um poder de construção da missão.

·         Portanto, uma igreja, que frequenta os cultos, que evangeliza, que se dispõe a servir, terá um grande poder para desenvolver a missão, em qualquer contexto.

3-3-O poder das ferramentas de trabalho.(v-5).

    Aqui para o desenvolvimento desta escola de profetas, o “machado”, teve um grande valor.

·         Na construção da igreja, de uma missão na comunidade, precisamos de muitas ferramentas. São os dons e talentos que Deus, distribui entre o seu povo.

·         Uma igreja que usa com inteligência e sabedoria seus dons e talentos, tem um grande poder de construção na comunidade; Pois as ferramentas são um poder.

·         Em muitos contextos, onde Deus começou a realizar algo novo, importante, estão faltando muitas ferramentas: Intercessores, edificadores, evangelistas, professores. Etc. Peçam ao dono da obra, que ele os enviará, para empoderar sua missão.

3-4-O poder sobrenatural.(v-6,7).

    Surgiu um “problema”, o machado, a ferramenta de trabalho caiu no rio, na água, e era emprestado.

·         Durante a construção da missão, na comunidade, na Cidade, ou em qualquer contexto, surgirão problemas que a visão não resolve, que o trabalho não resolve, que as ferramentas também não resolvem; Mais apenas, o “sobrenatural”, resolve. O profeta, o enviado, não tem só o poder da visão, o poder do trabalho, o poder das ferramentas; Mais ele tem também o poder do “sobrenatural”. Ele tem Deus, a sua frente. Elizeu, colocou uma madeira na água, e o machado começou a flutuar.

·         Você que tem olhado para os problemas da missão, e isto tem gerado incredulidade; Creia no sobrenatural. Deus, é o dono da missão. Alguns problemas que surgem na construção da missão, só são resolvidos sobrenaturalmente.

·         Alguns quando veem um machado afundar, veem é toda missão afundar. É muito pessimismo. Creia meu irmão, no sobrenatural.

·         Uma missão que está aberta para o poder do sobrenatural, terá um grande poder de construção da missão, na Cidade, ou em qualquer contexto.



4-LIÇÕES QUE FICAM, PARA REALIDADE ATUAL DE QUALQUER CONTEXTO:



4-1-Se Deus, uniu você como profeta, enviado, discípulo a uma missão; Vocês foram unidos, e estão ai neste contexto, para fazer a missão crescer e desenvolver.

·         Deus, tem um propósito com a missão que você foi integrado.

·         Não seja um parasita, não reme contra.

4-2-Não divinize o pastor, o líder; Mais não o diminua por ele não incorporar uma cultura opressora. Acredite, seu líder ai, nas mãos de Deus, é poderoso.

·         O pastor, o líder não deve dominar o rebanho; Ele deve ser o exemplo, o modelo.

·         Ele tem uma visão de trabalho para passar; Seja dele um discípulo...

4-3-Tome cuidado com seus dons, seus talentos.

·         Vigie para não perdé-los

·         Use-os com humildade para edificar a missão.

4-4-Alguns poderes da missão, são impotentes diante e certos problemas; Mais o poder sobrenatural não!!.

·         Deus, é dono da missão; Nela não tem problema sem solução. Creia neste poder, em nome de Jesus!.

  


quinta-feira, 8 de junho de 2017

TEMPO OPORTUNO.[Ec-3:1].




INTRODUÇÃO: Este texto está tratando de um tempo especial. “O kairós de Deus”. Quando falamos em tempo, falamos em um tempo cronológico, dentro do qual vivemos. Neste temos que levar em conta o relógio: Acordar, trabalhar, comer, lazer etc. Mais aqui, o texto com o contexto, revela um tempo chamado kairós. Um tempo oportuno dentro do tempo cronológico. Um tempo oportuno para que se cumpra os propósitos de Deus, em nossas vidas.

1-O QUE É O KAIRÓS?.

  • ·         É a invasão de Deus, no tempo para cumprir o seu propósito.

  • ·         É um tempo oportuno que surge em nossa história.

  • ·         É um tempo favorável, em um lugar favorável.

  • ·         Quando Deus invade o tempo, se estabelece o kairós.


2-A PALAVRA E O KAIRÓS.

   Em (Ec-3:1), o autor fala de um tempo especial para cumprimento dos propósitos de Deus, na existência. 

2-1-Há um tempo favorável para Deus, realizar os propósitos que ele tem em nossas vidas.
  • ·         Salvação da família

  • ·         Ministerial

  • ·         Vida profissional

  • ·         Vida sentimental, etc.
2-2-Jesus andava no tempo como qualquer um de nós deve andar.(Jo-7:8).
  •     Disse Jesus: “Subi vós a festa; Eu por enquanto não subo, porque o meu tempo ainda não está cumprido”.

  • ·         Jesus entendia o princípio do tempo das coisas.
2-3-Paulo e a Igreja primitiva falavam sobre o kairós.
  • ·         O tempo da 2º vinda do Cristo, do messias, que era em si, uma invasão de Deus, na história humana.


3-SOBRE A MANIFESTAÇÃO DO KAIRÓS.

   O que saber sobre a manifestação do kairós?. 

3-1-É preciso estar preparado.
  • ·         Tem muita gente ansioso para que Deus, venha cumprir certo propósito em sua vida, mais não se prepara.

  • ·         Ouça o espírito santo, ele é o grande agente de nossa preparação.
3-2-O relógio de Deus, não leva em conta o relógio dos homens.
  • ·         Abraão recebeu a promessa que teria um filho. Por ser estéril e avançada na idade, Sara não confiou na promessa; Mais o tempo certo, oportuno chegou.
3-3-Deus não leva em conta as circunstâncias; Sejam elas desfavoráveis ou acolhedoras.
  • ·         Quando Deus, invade nosso tempo, é o kairós; É o tempo oportuno, tempo certo.


4-QUANDO O KAIRÓS SE MANIFESTA, O QUE ELE FAZ?

   O que ele faz?. 

4-1-Ele dignifica o propósito.
  • ·         As vezes os propósitos de Deus, na vida de alguém, entra em conflito com certas instituições Sociais, das quais também somos crias. Deus justifica diante de tais conflitos. Ele dignifica o propósito.
4-2-Dar sentido ao tempo.
  • ·         Em muitos momentos caminhamos sem sentido algum em nossa existência.

  • ·         Quando o kairós chega tudo faz sentido no tempo existencial.
4-3-Dar sentido a vida.
  • ·         O kairós traz novas perspectivas para a vida.

  • ·         Traz novas expectativas.
4-4-Faz com que o propósito de tua vida se realize.
  • ·         Não se preocupe com o tempo longo de espera; Mais com a chegada do kairós. Se prepare!!.

CONCLUSÃO: Deus vai cumprir o propósito que ele tem com tua existência; Ou a existência de certa organização. Mais precisamos esperar e aproveitar o Kairós.


  



 

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

"A CURA DO RESSENTIMENTO".[Sl-73:1-14..].

INTRODUÇÃO: Este texto trata de algo, que sempre esteve presente no meio dos Cristãos: O ressentimento. No salmo 73, vemos claramente o ressentimento de Asafe, em relação a Deus, a própria vida. O que destacar aqui?.

1-O QUE É RESSENTIMENTO?.
  •  Ato ou efeito de ressentir-se
  • Mágoa que se guarda de uma ofensa, ou de um mal que se recebeu; Rancor
  •  Melindre, raiz de amargura; Angustia.
2-QUAL É A CAUSA DO RESSENTIMENTO?.
   
    Segundo Nietzsche, para o homem ser feliz, ele precisa afirmar sua potência na vida; E em boa medida o desejo de poder, faz bem ao homem; Mais quando este desejo de potência é reprimido, este homem fica ressentido; Ai este passa a guardar mágoa daquele que reprimiu sua potência, ou desejo desta. Ou seja, que não lhe reconheceu, que não lhe respeitou, que lhe diminuiu, etc.
3-O QUE GERA O RESSENTIMENTO NO HOMEM?.

3-1-Gera falta de iniciativa.
  • Inércia- A pessoa ressentida, passa a viver como escravo de certas lembranças.
3-2-Gera reatividade.
  •  A pessoa só reage à aquilo que no mundo externo vem contra ela.
  • A pessoa não tem autocontrole
  • Se alguém lhe xingar, pisar no seu pé...
3-3-Gera inveja.(v-3). 
  • Sentimento pequeno, mediocridade.
4-COMO SER CURADO DO RESSENTIMENTO?.

4-1-Antes de tudo é preciso arrependimento.(At-8:19-24).
  •  Neste texto aqui, Simão tinha desejo de mais poder; Vendo o poder do espírito santo, ofereceu dinheiro para ter aquele dom do espírito. Pedro, porém lhe exortou a se arrepender.
  •  O desejo de poder sadio tem limites éticos. Os fins não justificam os meios.
4-2-É preciso perdoar aqueles que reprimiram o seu desejo de potência.(Mt-6:12).
  •  No modelo de oração dada por Jesus, está esta fala:”E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos os nossos devedores”.
  •  Perdoar os ofensores, os inimigos é algo verdadeiramente poderoso, terapêutico.
4-3-Reconhecendo que bom é Deus.
  •  Asafe disse:”Bom é Deus”.
  •  O homem é mal: Interesseiro, dissimulado.
  •  Em meio as contingências da vida, aquele que foi curado do ressentimento, sabe que Deus, é sempre bom e justo. Não entra em crise. Todas as coisas cooperam para o nosso bem.
4-4-Sendo alguém de ação, confiando em Deus.
  •  Não fique preso no ressentimento das lembranças. Apenas reativo.
  •  Seja alguém proativo, confiando em Deus. Se Deus é por nós; Quem será contra nós?.

CONCLUSÃO: O desejo de poder é algo sadio dentro dos limites éticos. Mais na existência, 
constantemente, a vontade de poder é reprimida, mesmo dentro dos limites éticos; Causando assim ressentimento. Precisamos então, ser curado. Como?. Buscando o caminho do arrependimento, quando necessário; Perdoando aqueles que nos reprimiram; Reconhecendo que bom é Deus; E sendo alguém de ação, confiando em Deus. Quer ser curado?. Seja em nome de Jesus!!.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

"DISCURSO DESPEDIDA DE OBAMA.

"A CIDADE CRESCEU".

      A Cidade ideal de Platão, que é a dos filósofos cresceu e virou uma megalópole; Dai a multiplicidade de ideias, de sistemas. Dai tanta gente perdida...

sábado, 26 de novembro de 2016

"MORRE DR.RUSSELL SHEDD"



Russell Phillip Shedd: uma vida de amor à Palavra de Deus

shedd_pulpito
Russell Phillip Shedd: uma vida de amor à Palavra de Deus
Com enorme pesar, informamos que nosso fundador e presidente emérito, o dr. Russell Phillip Shedd, faleceu na madrugada de hoje.
O velório será a partir de amanhã (27/11) na Igreja Bíblica Evangélica da Comunhão, Rua Tito 240, Vila Romana – São Paulo. Haverá um culto às 10h deste domingo. O enterro será na próxima quarta-feira (30/11) às 14h no Cemitério da Paz, Rua Doutor Luiz Migliano, 644, São Paulo.
Juntamente com a igreja brasileira, lamentamos profundamente a perda deste servo valoroso, que deixará uma lacuna irreparável. Ainda assim, alegramo-nos no Senhor por saber que ele, tal como o Apóstolo Paulo, combateu o bom combate, terminou a carreira, guardou a fé e tem reservada para si a coroa da justiça.
Fiel mensageiro da Palavra, o dr. Shedd foi incansável em seu ministério, tendo percorrido todo o Brasil como conferencista e professor, pregando e palestrando em congressos, igrejas, seminários e faculdades de Teologia. Foi exemplo extraordinário de uma vida de amor à Palavra. A literatura e o ensino teológicos no Brasil devem muito à incansável, inspiradora e comovente dedicação desse grande servo de Deus.
Ele deixa a esposa, dona Patricia Shedd, com quem foi casado por 59 anos, além de 5 filhos (Timothy, Nathanael, Pedro, Helen e Joy), 14 netos (Laura, Kelley, Rebecca, Katherine, Leander, Cayenne, Henry, Jonathan, Michael, Stephanie, Evelyn, Scott, Susan e Katie) e uma bisneta (Izabella).
O velório será a partir de amanhã (27/11) na Igreja Bíblica Evangélica da Comunhão, Rua Tito 240, Vila Romana – São Paulo. O enterro será na próxima quarta-feira (30/11) no Cemitério da Paz, Rua Doutor Luiz Migliano, 644, São Paulo.
Em breve daremos mais detalhes.
Um breve relato da vida e da obra de Russell Shedd
Russell Phillip Shedd nasceu em Aiquile, pequena cidade boliviana, no ano de 1929. Aos dez anos de idade, já falava espanhol, inglês e aprendera também o dialeto local. A semente de seu amor à Palavra germinou já na mais tenra infância, quando o menino acompanhava os pais, Leslie e Della Shedd, ambos missionários, em percursos evangelísticos pelas aldeias da Bolívia.
No início da adolescência, volta com os pais e irmãos para os Estados Unidos e cursa o segundo grau em duas instituições: Westervelt Home e Wheaton College Academy. Depois disso, a profunda sede pelo conhecimento da Palavra leva o jovem Shedd a uma intensa jornada de cursos. Primeiro, estuda Teologia no Wheaton College, onde recebe o grau de bacharel com especialização em Bíblia e Grego. Depois, decide fazer um mestrado em estudos do Novo Testamento na Wheaton College Graduate School. Muda-se então para o estado da Filadélfia e matricula-se no Faith Seminary, onde adquire o título de mestre em Teologia, em 1953. Dois anos depois, aos 25 anos de idade, conquista o grau de doutor em Filosofia (PhD) na renomada Universidade de Edimburgo, na Escócia. Em 1955, volta para os Estados Unidos e aceita o cargo de professor no Southeastern Bible College, em Birmingham, no estado do Alabama, onde conhece uma aluna, Patricia Dunn, com quem viria a se casar em 22 de junho de 1957.
Tendo os olhos e o coração voltados para a obra missionária, em 1959 o jovem casal é enviado pela Conservative Baptist Foreign Mission Society (CBFMS) para Portugal. Ali, Russell Shedd recebe com grata satisfação o encargo de acompanhar um ministério de literatura em formação. Denominado “Edições Vida Nova”, esse ministério fora fundado com o propósito de fornecer textos teológicos básicos e obras de referência bíblica para estudantes, professores e pastores.
Passados três anos, Russell Shedd e os demais missionários notaram que o programa de publicações sofria duas sérias limitações: os altos custos de impressão e a baixa e lenta demanda dos livros na minúscula comunidade evangélica portuguesa. Após muitas orações e deliberações, os olhos dos missionários voltam-se para um país do outro lado do Atlântico, com uma comunidade evangélica maior e em franco crescimento, contando ainda com a possibilidade de baixos custos na produção editorial. O plano inicial era que Russell Shedd ficasse dois anos no Brasil com o objetivo de implantar uma ação editorial em São Paulo e depois voltasse para Portugal.
Em agosto de 1962, o casal Shedd chega ao Brasil, onde permanece, sem retornar a Portugal, e onde Russell Shedd passa a ensinar e a inspirar amor à Palavra de Deus, dando continuidade ao ministério de Edições Vida Nova. Ele sempre se dedicou de corpo e alma ao estudo e ao ensino das Escrituras, seja na área do ensino teológico, seja na área de publicação de livros evangélicos que facilitassem a compreensão e o conhecimento das Escrituras, sendo mais de 25 deles de sua autoria. Por muito tempo esteve à frente do ministério de Edições Vida Nova e, embora há vários anos tivesse passado a presidente emérito, jamais deixou de amar e participar dessa obra. Também atuou como consultor da Shedd Publicações. Sua influência perdura até hoje mesmo depois de aposentado, sendo um ativo influenciador de líderes e membros da igreja brasileira.
Na Faculdade Teológica Batista de São Paulo foi professor de Novo Testamento e diretor do Departamento de Novo Testamento e Exegese. Lecionou também em outras renomadas instituições ao redor do mundo.
Somos profundamente gratos a Deus pela forma maravilhosa em que usou o dr. Shedd para influenciar e impactar a todos a quem ele teve a oportunidade de discipular, usando-o também por meio de aulas e palestras e dos muitos livros escritos ou editados por ele. Com certeza, seu exemplo e ensino serão seguidos por muitos anos. Todos os que o conheceram só podem dizer, juntamente com ele, Soli Deo gloria!

Fonte: Site da Editora nova vida.

terça-feira, 9 de agosto de 2016

EXORTAÇÃO PATERNAL DE DEUS.[PV-4:20-27].



Este texto, é uma exortação paternal de Deus. Ela está diretamente relacionada com o valor da palavra em relação á aquilo que tende constantemente a querer substituí-la. Diz o texto: ”Filho meu atenta as minhas palavras e meus ensinamentos”. Teve e sempre tem na comunidade, coisas que querem substituir a palavra, o ensinamento diário na condução daquele que é filho. Hoje existe, a propaganda, a política eclesiástica, a própria interpretação da igreja, como negociata. Tudo isto sempre leva a um desejo de poder desmedido e a muita manipulação. Mais o que dizer, do contexto aqui colocado?.
Primeiramente, aqui neste contexto, é uma exortação a filhos. Deus diz: ”Filho meu”. Tem muita gente no contexto da igreja, eclesiástico que não foi gerado por Deus. Não nasceu da fé na palavra, sendo gerado pelo espírito. Foi trazido para este contexto por motivações diversas. Mais Deus aqui está falando com aqueles que são crias da fé na palavra. Deus falou e ainda fala com aqueles que foram gerados por ele. Quem é filho, independente da situação em que se encontra, sabe quando Deus está falando com ele. O que é ser filho de Deus, de acordo com esse entendimento?. O modelo é o próprio nascer de Jesus. O Anjo Gabriel trazendo a palavra da parte de Deus, apresentou-se a Maria e disse:” Eis que conceberás, e dará a luz um filho, a quem chamarás pelo nome Jesus”.(Lc-1:26-38). Ao ouvir a palavra Maria Creu, descendo sobre ela o espírito santo, gerando assim o primogênito de Deus no planeta, a saber, Jesus Cristo. Assim aconteceu comigo, com você. Você creu na pregação da Palavra, o espírito veio e gerou a certeza da filiação. O Espírito revelou o mistério da reconciliação; Conforme diz Paulo, em (2Co-5:18-21), que Deus, estava em Cristo reconciliando consigo o mundo; Não imputando aos homens as suas transgressões; E nos confiou a palavra da reconciliação. Ou seja, Deus reconciliou-se com o mundo em Cristo; E é através da pregação da palavra que aqueles que estão em ignorância quanto a sua filiação, são despertados, tomam consciência de serem filhos de Deus. Aquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós; Para que nele, fossemos feitos justiça de Deus.(v-21). Ou seja, nós os despertados; Nós os que tomamos consciência da filiação, somos filhos da graça de Deus. Somos nascidos de Deus. O nascimento não partiu daquele que nasceu, mais daquele que o gerou. Em (Jo-1:13), diz que aqueles que receberam ou que recebem a Cristo, não nascem do sangue, nem da vontade da carne, ou do homem, más da vontade de Deus. Pela loucura da pregação, pela palavra, pela boa nova; Naquele que está em ignorância quanto a sua filiação, é despertado a consciência de filho. O nascimento não é algo natural, mais sobrenatural. O despertar da consciência pela palavra. O crer na palavra  abre a porta para o sopro do espírito, gerando o novo nascimento. Diz o texto: ”Más a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, os que creem em seu nome”.(Jo-1:12). A verdadeira filiação divina está num novo nascimento. Está em um nascer espiritual. Em um nascer do sopro do espírito santo. Esta filiação é metafísica e pessoal. Ela não vem por hereditariedade de raça, de família, ou religiosa. Ela vem pelo crer no nome de Jesus Cristo, como o verbo eterno que se fez carne. Que ele é o filho unigênito de Deus, e é verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Crendo que o verbo se fez carne para que pudesse fazer o sacrifício da cruz. Para levar no seu corpo o pecado do mundo, e lavar em seu sangue o pecado de todo aquele que nele crer. Aquele que o recebe como redentor, salvador e Deus. Aqueles que não o receberam, que não o recebem como tal, continuam na ignorância quanto a sua filiação, pois a redenção foi realizada no calvário para todo sempre. Em (Ef-1:4-14), Paulo diz que os filhos foram predestinados; Claro, segundo a presciência de Deus. Por adoção viemos a ser filhos, por meio de Jesus Cristo. Nele tivemos a redenção, a remissão dos pecados pelo seu sangue. A palavra redenção originalmente foi usada para designar a soltura de um escravo, mediante o pagamento de um preço. Assim, foi pela a obra redentora de Jesus, que fomos libertos da escravidão do pecado. Fomos comprados por um preço. Jesus, pagou o preço por nossa libertação, por nossa redenção. Ele era o unigênito de Deus.(Jo-1:14). Com a sua morte passou a ser o primogênito.(Hb-1:6). Ele foi o primeiro filho de Deus. Pela sua morte e ressurreição; Por adoção, os demais foram e são gerados.
Em segundo lugar, o conteúdo da fala de Deus, à aqueles que são filhos. Que nasceram da fé na palavra. Que foram gerados pelo espírito santo.(v-20,21). A palavra deve ser valorizada em relação à aquilo que quer tomar o lugar da palavra, que quer substituir a palavra, que quer competir com a palavra no contexto da fala, da revelação de Deus. Existiu, existe e sempre existirá coisas que querem substituir a voz de Deus, na condução de seus filhos. A palha quer substituir o trigo. Em (Jm-23:28), nós encontramos este conflito da palha com o trigo. Compreendo aqui a palha como uma falsificação da palavra. A palha é a manipulação por uma suposta palavra de Deus. Por uma suposta experiência sobrenatural, tipo um sonho. Por uma suposta imagem de poder, tipo um profeta ou uma marca institucional religiosa. Neste contexto, em primeiro lugar, a palha é um espírito de prostituição religiosa.(v-14). Esta postura era causada pelo desejo que Judá tinha de agradar todos os grupos religiosos. O desejo de praticar todas as formas de adoração. Isto gerava uma infidelidade de Judá, para com Deus, como também para com a nação. Em segundo lugar, a palha é um desejo pela prática constante do sobrenatural.(v-13). Os profetas usavam os sonhos e a chamada profecia, como método de comunicação eficaz com o povo. Eu sonhei!. O Senhor está dizendo!. E em terceiro lugar, neste contexto, a palha é a mentira e o engano.(vs-25,26). A comunicação eficaz através da profecia, através dos sonhos ministrados pelos profetas, eram simplesmente engano e mentira. O povo da palha gosta de mentir e enganar. Entre estes, infelizmente estão, pastores e profetas. Em nosso contexto, a partir do entendimento de que a palha é a falsificação da palavra diretiva de Deus; É a manipulação por uma suposta palavra de Deus; Eu diria que além de ser uma infidelidade com Deus, e com o grupo, além de ser um desejo constante pelo sobrenatural, pelo místico, além de ser engano e mentira, é também a propaganda gerada por uma sociedade de mercado; Logo, por estar na prateleira a teologia de certo grupo, é a melhor, é a doutrina mais correta, é mais eficaz, é mais profunda; O nome, o rótulo, a marca de certa instituição ganha fama de ser a mais divina, a mais santa, a mais poderosa, a mais elitizada, a mais rica, a mais antiga; Cada uma propaga seu ideal. É também, política eclesiástica; E nesta muitas vezes vale tudo. Esta política vem da força da concorrência, e das alianças do contra. Internamente gera muitas vezes uma rebeldia destrutiva; O fruto é sempre invejas, calúnias, injúrias, partidos, má conversações etc. Externamente, como fruto da concorrência institucional e da rivalidade entre pastores e obreiros, gera muita concorrência de mercado, além de um marketing muito forte contra organizações e contra pastores. É também uma nova visão da Igreja, como negociata. Tem muita gente vendo na igreja, uma oportunidade de dinheiro fácil. Tem muita gente, que não ver na igreja uma missão, mais uma fraude erguida pelos espertalhões, com finalidades financeira, política. Mais a palavra deve ser valorizada em relação a palha. À aquilo que quer substituir a palavra que quer competir com a palavra. A palavra diretiva de Deus, é mais importante que a novidade, que a fantasia produzida pela propaganda, do que o engano produzido pela política eclesiástica. A fala de Deus, vem à aqueles que são filhos, os exortando, os motivando a valorizar a palavra. No (v-20), diz que precisamos atentar, inclinar os ouvidos para a palavra. Em meio a este papoco da fé, é preciso atentar para a palavra; É preciso inclinar os ouvidos a voz de Deus. Não podemos nos deixar seduzir pela palha. Não podemos nos deixar levar pelos comichões. É preciso deixar de selecionar os discursos de conveniência e se submeter à aquilo que Deus realmente está falando ao contexto que estamos inseridos. No (v-21), o pai diz ao filho: ”Guarda meus ensinamentos no coração”. Para lidar com o frenesi, com o modismo da fé na comunidade, basta inteligência; Usar a lógica. Se você tiver (QI); Não precisa ser muito elevado; Você não será manipulado. Mais aqui no (v-21), para lidar com a palavra diretiva de Deus, é preciso inteligência emocional. A palavra nós guardamos no coração. Em meio a sedução, fruto da concorrência, da propaganda, a palavra diretiva não pode ser meramente uma mercadoria; Mesmo ela sendo teologia. Toda palavra é teologia, mais nem toda teologia é a palavra. A inteligência emocional me fará ver não só o sentido temporal das coisas, mais o significado. Ela me permitirá em meio todo contexto permeado de coisas substitutas da palavra, valorizar a palavra diretiva de Deus, guardando-a no coração; Vendo nela não somente sentido mais significado.
Em terceiro lugar, o poder da palavra no coração.(v-22). Quando inteligentemente lidamos com aquilo que quer substituir a palavra, e a guardamos no coração, nos tornamos poderosos espiritualmente. A palavra nos traz a vida. O crê na palavra produz o novo nascimento. Em (Rm-10:8-10), diz que é com o coração que se crê na palavra. A palavra vivifica. No (Sl-119:50), diz o salmista: ”O que me consola na minha angustia, é que a tua palavra me vivifica”. A palavra alimenta. Em (Mt-4:4), Jesus diz que não só de pão vive o homem, mais de toda palavra que sai da boca de Deus. São muitas as bases bíblicas para esta verdade. Quando crida com o coração, a palavra nos torna espiritualmente poderosos. Tem muita gente que está morrendo espiritualmente, porque começou a desprezar a palavra e começou a comer a palha; Esta que compete com a palavra, que quer substituí-la.  Quando guardamos a palavra no coração, ela não somente nos traz vida, mais também saúde. Em obediência podemos adoecer sim, ser provado; Mais a rebeldia a palavra, pode nos trazer muitas doenças; Doenças na alma e doenças físicas. Algumas doenças são simplesmente fruto de uma desarmonia com a vontade de Deus. Em (Pv-8:36), diz que aquele que está em desarmonia com Deus, violenta a própria alma. O exterior das pessoas esconde muitas vezes o seu real estado, psicológico, emocional. Algumas doenças físicas, podem também ser fruto de uma obstinação em está em desobediência; Ou seja fruto de uma rebeldia que não quer cura. Em (Nm-12:10), vemos esta obstinação em Miriã; A resistência em não querer entender a forma de Deus, se relacionar com o indivíduo. No caso com Moisés; Sendo ela assim disciplinada. Miriã ficou leprosa.
Em quarto lugar, os cuidados que um filho de Deus, tem que ter, num contexto, onde muitas coisas querem substituir a palavra. Primeiro, tenha cuidado com seu coração.(v-23). Neste específico contexto, o jogo  político é de sedução. Num contexto, onde a palha está predominando, é muita técnica de manipulação, de ilusão. Cria-se ídolos, fetiches; Claro com finalidade transitória; É sempre uma simulação de certa imagem já consolidada, ou em ascensão. Mais dependendo do contexto, a técnica de sedução pode ser muito mais baixa ainda. Eu diria que muitas comunidades hoje já estão viciadas num certo pirotecnismo exercido por algumas imagens em ascensão. Cuidado com aqueles que querem lhe seduzir neste contexto, com o que é diferente da palavra. Segundo, tenha cuidado com a língua.(v-24). Quando somos cooptados por estas imagens manipuladoras, tendemos também a assumir suas técnicas, seus enganos, suas falácias; E é ai que muitas vezes perdemos o controle de nossa língua. Não somente com a concorrência mais até com os amigos e os mais íntimos; Passamos a usar nossa boca falsamente. Cuidado com a falsidade da boca, cuidado com perversidade dos teus lábios. Neste contexto, tem muita gente dizendo: ”Com a nossa língua, nós prevaleceremos”(Sl-12:4). Cuidado filho!. Com a sua língua, com a do outro. Terceiro, tenha cuidado com os teus olhos.(v-25). Neste contexto também é preciso ter cuidado com a visão; De como nós enxergamos este ambiente, o próximo inserido nele. É preciso olhar direito. Geralmente neste ambiente de manipulação, de ilusão, onde está presente a sedução, línguas venenosas, a visão é de coisificação. O outro é sempre visto como uma coisa. É preciso olhar direito para o ambiente, discernir bem e mal; Olhar direito para o próximo; Como se fosse para si mesmo. Em (Mat-6:22-23), diz que os olhos são a lâmpada do corpo; Se os nossos olhos forem bons, nossa visão será iluminada; Porém se forem maus, nossa visão será escura. Cuidado!. Quarto, neste contexto, o caminho será sempre uma escolha do bem diante de um mal sedutor.(v-26,27). Neste contexto, é preciso examinar atentamente todas as coisas. O Caminho deve ser ponderado; É preciso ter cuidado para não desviar o foco; É preciso atentar para o que é o escopo da missão. É preciso pisar devagar, de tal maneira que possamos evitar sermos engodados pelo mal, em busca de uma retidão, em busca do bem. Cuidado!.
Então, Deus o nosso pai, neste contexto, continua a nos orientar, a nos exortar como filhos amados, a fim de continuarmos a missão. Não podemos permitir que a palha venha substituir o trigo; Ou que um sentido existencial, predomine sobre aquilo que trás o real significado para vida; No caso, a palavra diretiva de Deus. Precisamos guardar a palavra no coração, para sermos  poderosos espiritualmente.

                                                                   Roberto Mota.

Fonte: Mensagem pregada na Igreja Batista Reviver.