A Igreja, corpo de Cristo, é indestrutível. Disse Jesus:" E as
portas do inferno, não prevalecerão contra ela". Creio nesta afirmação
do Cristo. Mais, para esta Igreja, se manter viva, é preciso manter as portas dos céus abertas; E não
entrar nas portas do inferno.
O uso do termo grego, "EKKLESIA", significa; Chamados para fora; Ou de fora. Entre os gregos, Igreja, era uma
Assembléia de Cidadãos, de um Estado livre, convocada a público. Entre
os hebreus, era a congregação de Israel; O povo todo reunido diante do
tabernáculo; Convocado ao som da trombeta. Para Jesus, os Apóstolos, a
Igreja, é uma Assembléia popular; Convocada por Jesus Cristo, ao som do
"EVANGELHO", da Salvação. Mais esta, é uma assembléia de fato popular.
Nesta, não se exige a cidadania para entrar; Nem mesmo para se iniciar
pelo batismo. Participa desta Assembléia, aquele que Deus chamar. Pode
ser de qualquer lugar; Pode estar em qualquer lugar; Pode ser de
qualquer classe; Pode ser de qualquer raça. Basta apenas crê no
Evangelho. Significa "CURRAL"; Ou abrigo de ovelhas, que são cuidadas por pastores.
A Igreja, de Cristo, tem três significados nas escrituras. Ela se
apresenta como algo popular e público, mais devidamente, instituida. Ou
como uma instituição divina. Digo devidamente, o fato, de esta ter a sua
fundação, para além de uma organização humana; De um líder, meramente
humano. Tipo um mestre, ou alguém tido como um grande homem. Ela se
firma no próprio Deus. Segundo; Ela se apresenta como organização. Para
diferenciar a fundação da Igreja de Cristo, como instituição, fiz uma
distinção, entre instituição e organização, apenas para aprofundar; Mais
isto faço me desprendendo, de formalidades, da linguagem. Más, o
sentido existencial é o mesmo. A Igreja como organização, ou
instituição, é bíblico. O termo instituição, tem haver com definição das
coisas. Ou da ordem das coisas. No céu, as coisas são definidas; Na
criação, o princípio também foi estabelecido, quando Deus manda Adão,
dar nome aos animais, e dominar sobre a natureza. Moisés, recebeu o
decálogo, diretamente de Deus. Ele não recebe autorização para legislar
sobre isto, entre o povo. Isto demostra no mínimo, que a definição das
coisas, ou a ordem destas, não é algo, meramente humano, como alguns
querem que seja; Jesus, também inicia seu ministério, definindo,
estabelecendo doze, e apartir dai, o desenvolvimento deste. A Igreja,
como organização, é a convocação visível num local, com as devidas
definições; Para a reunião administrativa dos crentes regenerados,
salvos pela graça de Deus.[Atos-15:6]. A Igreja organização, é a Igreja
existente, organizada dentro de um sistema que leve em conta os costumes
locais, com finalidade da ordem e da integração. Mais muitas vezes,
como tudo está em constante mudança e transformação, os sistemas ficam
obsoletos; E passam a ser apenas, fundamentações políticas, beneficiando
uma minoria em detrimento de uma maioria. A maioria das Igrejas, já
estabelecidas a muito tempo; São dominadas por oligarquias. Ou seja,
gonverno de poucos. Alguns equivocadamente, começam a afirmar, que
Instituição é coisa de homem. Mais o problema, não está no instituir as
coisas; Mais no "CONSERVADORISMO". Tudo está em constante mudança; Logo,
sistema, estatuto, normas, regulamentos têem que acompanhar as
mudanças. E em terceiro, a Igreja, se apresenta como corpo de
Cristo.[Ef-1:20-23]. Cristo, é o cabeça, e a Igreja aqui na terra, é o
seu corpo. Ela é uma congregação de crentes batizados, mediante sua
profissão de fé. É a geração eleita, para anunciar, as virtudes
daquele, que nos elegeu. É a Igreja do Deus vivo, coluna e firmeza da
verdade, num mundo de mentira e corrupção.[1Tm-3:15]. Sua missão
principal, é pregar o Evangelho a toda criatura. A todos os
povos.[Mc-16:15,16].
A verdade de que, esta
Igreja, é indestrutível, está no fato de que ela continua sendo eficaz
naquilo que é sua principal missão, "RESTAURAR" vidas. Há dois mil anos,
que ela subisiste diante dos mais variados, e estratégicos ataques do
diabo. Ataques via perseguição política, perseguição de Religiões
concorrentes, o engano pelo formalismo religioso, filosofias objetivando
desacreditar Deus, etc. Mais a Igreja, de Jesus, é indestrutível; Esta
é a grande verdade. Por que?. Porque ela está firmada em Deus. Ele a
alimenta, e a renova. Ela foi alicerçada, para superar, destruir as
obras do diabo. Para crescer. Os fundamentos desta igreja, que também
seria organização; Não poderia ser tradição, não poderia ser o poder
político, e nem mesmo o materialismo.[Mat-16:18]. Aqui neste versículo,
Jesus, revela o segredo do sucesso desta Igreja, indestrutível, e que
cresce, rompendo e estrapolando muitas vezes, com a razão e o controle
humano. Disse Jesus:"E também eu te digo, que tu és Pedro, e sobre esta
pedra edificarei, a minha Igreja, e as portas do inferno, não
prevalecerão contra ela". A visão de Jesus, não era um vislumbre, más a
certeza, de que a sua vinda a este mundo, traria sentido a humanidade
toda. A sua morte na cruz, era pela a humanidade toda. O segredo aqui é a
"ROCHA E A PEDRA". Várias interpretações se tem dado ao termo "PEDRA".
Muitos teólogos, como; Jerônimo, Agostinho e outros afirmam que a Pedra é
Cristo. Mais por outro lado; Talvez por uma questão de política
religiosa; Os Papas Belarmino, Beronius e outros mais modernos afirmam
que a pedra, é Pedro; Mais levando em conta, todo o contexto,[Ef-2:20],
podemos afirmar que Jesus Cristo, é a principal pedra de esquina. A
rocha. Mais Pedro, seria uma pedra representativa com igualdade com os
outros Apóstolos; Da Igreja, como instituição divina, organização; Sendo
Jesus, o alicerce principal; A pedra de esquina. Os Apóstolos e
Profetas são fundamentos existenciais[1Co-3:10]. Todos os Cristãos, são
pedras vivas[1Pedro-2:4-8]. Ou seja, todo aquele que tem uma consciência
para além da carne e do sangue; Apartir da revelação de Deus; Este, por
ver além daquilo, que nos afronta e tenta nos seduzir; Este sim, pode
ser mais uma pedra neste edifício, nesta obra. Acredito, que a Igreja,
do século XXI, está requerendo, muitas destas pedras fundamentais, para o
crescimento sólido da Igreja. Gente que independente do curso do mundo,
tem consciência de quem é, e para onde vai. Gente que recebe revelação,
do próprio Deus. Gente que é sal da terra, e luz do mundo; Mais que não
se deixa seduzir, que não se deixa corromper. Estas serão pedras vivas,
na Igreja, do Deus vivo.
Como
manter esta Igreja, indestrutível, viva, em meio a este
contexto, onde o materialismo domina, e consequentemente, a frieza, a
incredulidade querem se alojar?. Primeiramente, é preciso manter as
portas dos céus, abertas. Que portas são estas?. A porta da
graça.[Lc-13:24]. Sabemos, que esta tem o tempo de Deus, para fechar.
Mais há uma tendência histórica, dentro da Igreja de Deus, que é o
abandono da graça, para reivindicar o mérito.[Gl-5:1]. Na Igreja, de
Gálatas, tinha lá um grupo de Judeus, que crê no evangelho da graça, e é
transformado por ele. Recebe a bênção e seus benefícios; Mais não quer
viver na graça e pela graça; Quer continuar na lei. Por que?. Para poder
se vangloriar, para poder se justificar pelo mérito. Mais Paulo
diz:"Caidos, estão da graça". Verdade é que dentro da Igreja, sempre
houve estes dois grupos, legalistas, e antinomianistas. Pessoas que não
entendem o que é a graça, caem no antinomianismo; Que é a negação da
importância, de qualquer mandamento para a vida Cristã. É uma visão que
transforma a graça em libertinagem. Mais a liberdade, é em Cristo. A
graça cria dependência de Deus. Por isto, é que Jesus, diz, que estreita
é a porta dela. Segundo; A porta da casa de Deus.[Gn-28:17]. Neste
texto, Jacó acorda de um sonho, e diz:"Este lugar, é a casa de Deus; E
esta é a porta dos Céus". Este sonho marcou a vida de Jacó; E a casa de
Deus, ficou para sempre, valorada em seu coração. A idéia de casa de
Deus, no antigo testamento, está para além de uma estratégia
administrativa. É um território separado geograficamente e consagrado,
para o povo de Deus, adorar. Neste está o espírito da liberdade para a
adoração. Ele inspira alegria e proximidade com Deus. É o lugar de
renovar as forças. A casa de Deus, no Antigo Testamento, significa;
Abrigo, repouso, refúgio, ninho, morada, cabana, tenda,etc. Esta é a
idéia espiritual, de casa de Deus, no Antigo Testamento. No novo
testamento,[1Tm-3:14,15], a idéia é que Deus, não habita em casa feita
por mãos de homens; Mais num templo espiritual. Esta é a casa do Deus
vivo. Jesus, deixou claro, no novo testamento, que o templo consagrado,
tinha desviado o foco, para formalidade religiosa e mercantilista, mais,
ele não os proibiu,[Mc-11:15-19]; Ele exorta acerca de sua utilidade;
Casa de oração. Os apóstolos continuaram fazendo uso do
templo,[Atos-3:1]; Mais claro, sabemos que a Igreja corpo, se reunia
estrategicamente nas casas e outros lugares. Aqui neste contexto,
aprendemos, que a Igreja, não está presa a uma forma, ou a um lugar,
dito consagrado, para Deus habitar; Pois é, na formalização e
conservação, sem levar em conta, as mudanças, que a Igreja, se
transforma em religiosidade, com finalidade mercantilista. A Igreja
corpo, é comunhão, é família; Logo, precisa de um lugar, para se reunir,
para adorar a Deus. A casa de Deus, é porta do Céu. Manter esta porta
aberta, é valorizá-la. É fazer dela, a nossa segunda casa. É lutar por
sua ordem, é lutar, para que ela de fato, seja lugar de inclusão de
todos, é lutar contra aqueles, que querem fazer dela, um supermercado. É
fazer com que ela, seja reconhecida apenas, como casa de oração. Mais
nunca como dógma; Impedimento para novos métodos de evangelismo, ou da
organização da Igreja do Deus vivo. Terceiro; A porta da
justiça.[Sl-118:19]. Vivemos num mundo, cujo espírito da injustiça
corrompe as famílias, as Instituições e a Sociedade, como um todo. A
desigualdade quer se estabelecer, como processo natural; Mais é fruto da
injustiça social. Davi, diz neste versículo:"Abri-me as portas da
justiça; Ai entrarei por elas, e louvarei o Senhor. A vontade de
justiça; O desejo de ver uma sociedade igualitária, é uma porta que
sempre, nos levará ao Senhor. Quando falo em igualdade, falo de
igualdade de direito. Falo de uma Sociedade, que tenha uma estrutura,
que assegure os direitos de "TODOS". Quarto; A porta para pregar, o
evangelho. [Jo-1:14]. No princípio era o verbo, e o verbo era Deus; E o
verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a
glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. Jesus Cristo,
era Deus, encarnado. Durante o seu ministério aqui na terra, ele
disse:"Eu sou a porta". Quando pregamos, quando enviamos alguém a
pregar, quando criamos possibilidades para que o evangelho seja pregado,
quando contribuimos financeiramente, para este fim; Estamos mantendo a
porta do céu aberta. É um tempo de escândalos, de desconfiança deste
evangelho; Mais ele precisa alcançar o mundo todo. É por isto, que o
próprio Deus, se nós orarmos, abre a porta, para que o evangelho seja
pregado.[Cl-4:3]. Em segundo lugar, mantemos a Igreja viva, neste
contexto; Não entrando pelas portas do inferno. Existe muitas portas que
nos levarão ao inferno; Mais no mundo contemporâneo, eu diria que três,
se destacam: A porta do materialismo. O materialismo é antigo, mais o
princípio, é sempre o mesmo. É a exploração do homem, pelo o homem. É a
preocupação , em manter-se sempre como superior ao outro, pelo ter. Por
uma estrutura material. Mais na parábola do Rico e Lázaro, o
mendingo,[Lc-16:19-31], percebemos onde o materialismo, pode nos levar;
Para o inferno. Segunda; A porta da Religião sem Deus, é a religião
voltada para o poder, para o material; Se baseia mais na tradição; É a
religião que não liberta o homem, porque não possui a verdadeira
espiritualidade. Fala de Deus, mais é classicista, política e
materialista. Em [Jo-8:44], Jesus, se deparando com estas potestades
disse:"Vós tendes por pai, é o diabo, e quereis satisfazer os desejos do
vosso pai". Jesus, está falando da maldade que existe por trás desta
pretensa espiritualidade; O pecado, que torna todo aquele que entrar por
esta porta, escravo, mesmo pensando está livre. E terceira; A porta da
Injustiça. Esta porta, tem sido uma tentação para muitos. Inclusive para
os religiosos. Em, [Is-1:10], juntamente com seu contexto, observamos,
que Isaias faz uma comparação do estado de Judá, com Sodoma e Gomorra. O
povo mantém a liturgia, os costumes da religião; Mais com um
comportamento, totalmente voltado para injustiça Social. Não cuidavam
dos pobres, nem dos orfãos, nem das viúvas. Entendemos aqui, que o
pecado da injustiça, pode ter sido causa maior para destruição de Sodoma
e gomorra. Não entre por esta porta, ela pode te levar ao inferno.
Então, a Igreja de Cristo, é indestrutível; Mais pode vir a esfriar, em
sua missão. Ela precisa de pedras, como Pedro. Pessoas que tenham uma
consciência, para além do existencial; Que saibam, que apesar de tudo
que está acontecendo a nossa volta, a palavra de Deus, é libertadora,
que a missão tem que continuar. Com esta consciência precisamos manter
as portas dos céus abertas, e precisamos evitar entrar pelas portas do
inferno. Seja você mais uma pedra, na construção desta Igreja, que
continua crescendo.