sábado, 30 de março de 2013

"TEOLOGIA DA CIDADE GRANDE".

Os teólogos pragmáticos de fato; Nenhum, nega a Cristologia. Apenas são contextuais. Assim como a razão dedutiva, entrou, em tese, em desuso; A teologia, apartir dela também. Dai uma nova teologia, mais agressiva, pragmática, tem sido feita. Uma teologia, para a "CIDADE GRANDE". Mais esta, não anula a antiga; Afinal de conta, o mundo é plural; Logo, existe lugar também, para os conservadores; Esta apenas, alcança, o mundo todo, que cede ao que é, pragmático. Mais veja bem, quando falo em pragmático, não estou falando de vários engodos filosóficos, que apenas nos atrai, pela sua teia; E nos devora, como a aranha, devora sua presa. Estou falando, de pragmatismo, como aquilo que já está dando certo, em polos mais evoluidos.

domingo, 6 de janeiro de 2013

Antônia Cavalcante Mota, minha vó e mãe. 94 anos. Um exemplo de vida!!. Visita em 06/01/2013.

sábado, 5 de janeiro de 2013

"LIBERAL, MAIS CLASSICISTA".

O teólogo liberal tradicional, talvez não consciente, é inclusivo, mais ao mesmo tempo, é classicista. Percebo isto, em muitas falas. É, na visão liberal tradicional, só os cidadãos livres, são iguais. Esta ideologia, refletiu também na teologia; E mesmo depois, destes não livres alcançarem....A sua inclusão, é apenas um discurso. Este pensar, precisa evoluir, pois não representa mais o ideal liberal do século XXI. Mais cuidado com o jogo semântico, em cima desta palavra "LIBERAL". E mais ainda, minha perspectiva liberal, não engole muita coisa da teologia liberal do século XIX.

sábado, 15 de dezembro de 2012

"A PALAVRA É A BOA NOVA".

É, teologia não é a palavra de Deus, más a palavra de Deus, é teologia. Teólogo inspirado não é aquele que fala o que Deus falou, é aquele que fala, o que Deus, está falando. É a palavra em ação. É a palavra agindo no contexto local e temporal. O que não impede, de apartir de Deus, falar, em contextos específicos, surgirem teologias famosas, mais só teologia. A palavra é o kerygma. A "PROCLAMAÇÃO". A boa notícia!!.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

"TEOLOGIA NÃO É, A PALAVRA DE DEUS".

Algumas teologias me agradam. Por exemplo, a teologia da libertação. Mais o povo precisa ouvir a voz de Deus, mais do que a da teologia. Esta voz é local. Ela intui orientar problemas locais, temporal. A propaganda teológica, ofertando, a melhor, a mais barata, a mais poderosa, tem deixado a igreja embriagada, e não motivada para a "MISSÃO". Pois, não podemos confundir pregar o evangelho, com "COOPTAR". pessoas para nossa teologia-ideologia. Mais a palavra de Deus, é "TEOLOGIA".

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

"OLHAR QUE IMACUMBA".

Em certo sentido, filosoficamente, quando somos contaminados, por um olhar, seja de um indivíduo, seja de um coletivo; Então fomos coisificados. Fazer uma análise separadamente, com isenção, é cada vez, mais difício. Para os que não caem no isolamento, preciso é aprender a lidar, com as réguas; E sempre quando possível, entrar num processo de "PURIFICAÇÃO", de percepções imacumbadas. Husserl, explica, a contaminação e a purificação, daquele que foi coisificado. Talvez, uma Igreja, que se funda, como  alternativa, não precise de tal purificação, tendo em vista, que se alto rotular como tal, já estará totalmente coisificada. Mais, o indivíduo, ou Instituição, que se poste como sujeito, certamente, intende o valor da purificação. Que nada mais é, que não aceitar-se, como "IDEAL", da relação com tal indivíduo, ou tal coletivo; quando este não é real.

                                                                                                        Roberto Mota.