quinta-feira, 11 de outubro de 2012

"A VERDADE DA PALAVRA REVELADA".

Dizer que a verdade da palavra de Deus, é absoluta, não é afirmar, que o conhecimento desta verdade, é absoluto. A verdade da palavra, é revelação. Portanto, como disse Karl Barth, o conhecimento da verdade da palavra, é progressivo, e é um mistério.

                                                                                                          Roberto Mota.

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

"COMPROMISSO COM O ENSINO".[Lc-13:10-13].


INTRODUÇÃO: Constantemente na bíblia, se observa que Jesus, era teórico antes de ser prático. Ele gostava de ensinar. Talvez, este modelo, possa não ser o ideal, para igreja, de nossa época, pois a idéia, é que a teoria surja, com a experiência de se "FAZER". E que o fazer útil, é aquele que ja foi testado, e deu certo, que é em tese o "PRAGMATISMO". Mais, a Igreja, necessita de ensino, e de ensinar a quem entra. Em meio a crise ética, que enfrentamos, a Igreja, ensinada anda aos trancos e barranco, e a que não é ensinada morre, ou vira outra coisa. O que destacar deste assunto?.

I-JESUS ERA UM DISCIPULADOR.(v-10).

1-Ele ensinava.

2-Ele era obediente.
  • Ele fazia a vontade do Pai.
  • Ele era obediente a missão, que lhe foi entregue.
II-O DISCIPULADO É UM DOS PRINCIPAIS PROPÓSITOS DA MISSÃO, MAIS É UM DESAFIO EM NOSSO TEMPO.
  • Portanto ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai,  do filho, e do espírito santo; ensinando-as, a guardar todas as coisas que vos tenho mandado, e eis que estou convosco, todos os dias, até a consumação dos séculos.[Mat-28:19-20].
1-Qual o compromisso, que sua Igreja, que você, tem com esta hárea?.

2-Quais os programas, que sua Igreja, desenvolve, para que ela seja ensinada?.

3-Alguns programas basicamente necessário.
  • Escola de Sabedoria, ou outra coisa, dependendo do contexto.
  • Culto de Sabedoria, ou outra coisa, dependendo do contexto.
  • Discipulado
  • Cursos, formando discipuladores.
3-Que tipo de colaboração você tem dado, para sua Igreja, seja ensinada?.

4-O ensino só se estabelece pelo esforço.
  • No ensinar
  • No aprender.
III-QUAIS OS BENEFÍCIOS, DO COMPROMISSO COM O ENSINO?.

1-Libertação do pecado.
  • E conhecereis a verdade, e ela vos libertará.[Jo-8:32].
2-Uma escola de sabedoria bem frequentada.
  • O esforço lhe trará o conceito relativo.
3-Obreiros preparados.
  • Pedro, pregou um dos sermões, mais bem estruturado do novo testamento.[Atos-2:14...].
4-Um culto de sabedoria, bem frequentado.

5-Uma Igreja, "ESCLARECIDA".
  • Sem má conversações.

CONCLUSÃO: Uma igreja, sem sabedoria, sem cidadania, não pode estar em obediência ao Pai, a missão. A igreja, precisa ser ensinada. Ela precisa ser "DISCIPULADORA". Pense nisto!!.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

"O PODER DA PALAVRA".

Cadeias existenciais e cadeias espirituais, podem ser vencidas pela palavra da verdade. Por uma palavra da verdade, que existencialmente, pode ser relativa sim, local, temporal; Mais que vinda no momento certo, e para elucidar o problema certo, será poderosa e libertadora. Paulo Freire, afirma, que uma leitura da palavra, precedida por uma leitura do mundo existencial, local, temporal, terá um efeito libertador. Pedagogia de esquerda?. Talvez, mais libertadora. A palavra como palavra de Deus, como verdade absoluta; Se preferir como verdade num mundo de mentiras, ou de ilusões. Esta nos libertará de cadeias espirituais. Do pecado, de opressões demoníacas, de possessões. Sim, esta que liberta, está acima da verdade da cultura, é universal, para uma missão também universal. Disse Jesus:"Conhecereis a verdade, e ela vos libertará".Então, existencialmente, estamos num mundo, cheio de ideologias, de engodos; E em constante mudanças; Logo, não existe ideologias fixas, nem compreensão da realidade fixa; Mais, o conhecimento, o saber existencial, quando atinge de fato o real, ele se constitue uma verdade libertadora. Esta promoverá a libertação dos homens, dos engodos; E a verdade da palavra de Deus. Repito, a "PALAVRA", de Deus, que vem de além daquilo que é existencia, nos libertará de forças, que podem incorporá, a existência, mais que também têem a sua origem, fora da existência.

                                                                                                               Roberto Mota.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

"UMA VISÃO DO MUNDO".

Aderir uma política geográfica, em nosso tempo, seria abraçar, o ultrapassado. Na modernidade, era forte, esta idéia; Em nossos dias...Os cosmopolítas, ja existiam no pensamento antigo; Como Sócrates, Diógenes. Ambos diziam:"SOU UM CIDADÃO DO MUNDO". Algumas classificações, criando categorias, já não encontram mais espaço. A perspectiva, é cada vez, mais global!!.

                                                                                                              Roberto Mota.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

"DISCERNINDO O PROPÓSITO".

Um representante Institucional, olhou para um dos componentes, da organização, e disse:"Você já chegou além do esperado". Eu diria que alguém ingênuo, entenderia isto como um elogio. E até pode ser, dependendo do contexto desta fala. Mais, eu diria que aqui, é teleologia aplicada; consciente ou inconscientemente. Teleologia, só se faz, em parceria com a teologia. O que eu quero dizer com isto?. Quero afirmar, que um propósito divino, pode chocar-se, com um propósito Institucional. Por que?. Por a idéia, ser a mesma, porém a finalidade conflitante.

Aqui, para, os que, a priori, já entenderam, é uma síntese. Para os demais pode ser uma chave, para .....
Posteriormente postarei um artigo, sobre este assunto compléxo.

                                                                                                     Roberto Mota.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

"IGUALDADE SOCIAL".

"A FÉ, E O MERCANTILISMO".


O contexto mercantilista, faz com que o "EVANGELHO", também esteja na prateleira. Alguns o vendem caro demais, outros o barateiam por demais. Mais ele avança, porque ele é supracultural. A verdade do Evangelho, está acima da verdade da cultura. A Igreja, que estava em Filipos, Paulo, disse:"Verdade é que também, alguns pregam a Cristo, por inveja e porfia, mais outros de boa mente; Uns por amor, sabendo
 que fui posto, para defesa do Evangelho; Mas outros, na verdade, anunciam a Cristo, por contenção, não puramente, julgando acrescentar aflições, as minhas prisões. Mais o que importa?. Contanto que Cristo, seja
anunciado de toda maneira, ou com fingimento, ou em verdade; Nisto me regozijo, e me REGOZIJAREI AINDA.[Fp-1:15-18]. A questão, em muitas circunstâncias, não é, se estar vendo ou não o erro, os desvios; É que existe algo mais importante, mais urgente, a ser exercido e concluido, que no caso, é a salvação de almas, e tornar o evangelho conhecido, em todo planeta. É preciso ir em frente. Deus, porá toda obra a prova, para ver se porventura....O material desta construção, é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, palha ou feno.[1Co-3:12]. Aquela que permanecer, receberá galardão.(v-14).