sábado, 26 de março de 2011

"PARADÍGMA COMO MÉTODO DO SABER".

O Conhecimento hoje tem prazo de validade.Tudo está em constante renovação.Como conhecer o real então?. Esta dicursão, vem desde Heráclito, filósofo pre-Socrático. Uma teoria platônica tem sido o caminho até nossos dias. "AS FORMAS". Ou seja, para cada coisa ou aparição no mundo sensível, existe uma forma. Algo fixo. É onde, o meu intelécto deve trabalhar...No modelo, no "PARADÍGMA"....

                                                                                              
                                                                                               Roberto Mota

"O VALOR DA INSTITUIÇÃO".

‎"INSTITUIÇÃO". Importante. Por que?. Porque define o modelo de "SER", da cria. Porque Institue a cria. Na relação dicotômica entre o ser instituido e o ser que aparece, deve se entender uma coisa. Só o "ser" que aparece, pode ser julgado, coizificado. O "SER INSTITUIDO", é intocável, é imortal...Agora esta verdade, depende da credibilidade e da seriedade da "INSTITUIÇÃO"...Você entende isto?..

                                                                                                                    Roberto Mota.

"O PODER DA OVELHA SOBRE O LOBO"...

‎"A VONTADE DE PODER". Segundo Nietzche, é necessário para que a coletividade se mantenha, viva. Sem vontade de poder, ela morre. Eis ai então, o espírito que permeia a Sociedade. Más a "IGREJA",disse Jesus:"Eis que eu vos envio no meio dos lobos". Como converter os lobos?..Sendo apenas ovelhas no meio deles. O Problema da Igreja, não estã mais, convertendo os lobos, é porque ela está se lobificando......

"MINISTÉRIO NO MODELO FENOMENOLÓGICO"

MC-1:4, diz:"APARECEU JOÃO BATISTA NO DESERTO". Este é o "modelo" ministerial, fenomenológico. Neste não há uma preocupação com a origem,más só com a "APARIÇÃO". Este, a ênfase, é na referência, sem preocupação com o sentido..Se o que legitima o "MODELO", tradicional, é o sentido; o que legitima o modelo "FENOMENOLÓGICO"?..Visto que, em uma Sociedade plural, todos os modelos são necessários para alcançar os povos..


                                                                                                               Roberto Mota

"DIREITO A PROPRIEDADE"

"JUSTIÇA NO BRASIL". Parabenizo Lula, por sua "VISÃO", de Águia.Por que?. Porque Olhou para o "POLO", mais alto, e direcionou o povo, para consolidar a "DEMOCRACIA".Robert Nozick, filósofo Americano, diz,que três direitos, não podem deixar de existir:Vida, liberdade e direito a Propriedade. Sendo, que a propriedade, fundamenta os outros dois. Quando não, advogamos, o direito, a propriedade, se não queremos ter direito a vida do outro, então, queremos ter o controle..."MINHA CASA, MINHA VIDA".

"ALIANÇA DE VITÓRIA"

A "REALIDADE CULTURAL", para muitos, é algo que apenas, é objeto de opnião; e nestes casos, ela é obstáculo, é grade. Por que?. Porque, para estas pessoas, o "REAL", não está claro. Dai, a força de algumas minorias previlegiadas....Dai, ás grandes "INJUSTIÇAS SOCIAIS". Mais, exite um Deus, que é supra-cultural...Que está acima de tudo isto...Este, é justo...E orienta a "TODOS". Este, é aquele, que faz "ALIANÇA", com os fracos, e com aqueles, que sendo fortes, dependem dele..Pense nisto!!!!

                                                                                                     Roberto Mota

quarta-feira, 23 de março de 2011

VALOR E PODER DE "SER", NO EVANGELHO.

INTRODUÇÃO: Este texto, revela valor e poder de "SER", no Evangelho.

                           O que destacar aqui, no contexto desta temática?.

I-A VALORIZAÇÃO PELO TER, E O VAZIO DA ALMA.

   Ex:O que adianta o homem querer ganhar o mundo inteiro e perder sua alma?.(Mc-8:36).

1-O amor ao dnheiro, é a raiz do "MAL".(1Tm-6:10).
  • O apego
  • Viver em função dele.
  • Té-lo como sustentáculo de vida.
1-1-Mal.
  • Desestruturação da Família.
  • Desestruturação da Igreja.
  • Vazio e frustração.
  • Ex:Alguns querem se impor sem "ser",para ter, e se decepcionam. Se sentem rejeitados.

II-O PODER E O VALOR DE "SER" NO EVANGELHO(V-6).

1-Estar na parceria Ministerial.(v-1).
  • A Igreja nasce na Comunidade, com o objetivo de "SER", parceiro daqueles que não tem parceiros.
  • Ex:Pedro e João, iam juntos para oração no templo.Dois, é sempre, melhor do que um.
2-Estar no pertencer de uma casa maior(v-1).
  • A casa de Deus.
  • Uma família maior.
3-Estar em "SER", instrumento para aliviar o sofrimento dos outros(-6).
  • Um poder que independe do dinheiro.
  • Um poder que emana de um NOME:"JESUS".
III-O QUE EU POSSO FAZER, PARA "SER", SÓ APARTIR DO EVANGELHO?.

1-É preciso ser um homem de oração(v-1).
  • Pedro e joão, vinham na hora da oração.Eles oravam, porque dependiam de Deus.
2-É preciso se libertar, da visão que só olha para o material(v-2).
  • O coxo, todo dia estava na porta do templo, más a visão, era "MATERIAL".
3-É preciso se libertar do espírito de inferioridade.(v-6).
  • Eu não posso, porque eu não tenho.
  • Eu posso em nome de Jesus.
4-É preciso ter um olhar fixo para os que sofrem.(v-4).
  • Ex:Pedro e João, viram o sofrimento do coxo..


CONCLUSÃO: Como se comportar diante do atual espírito do mundo de hoje?. O espírito Mercatilista...Ter para ser...ou ser para ter?..A visão do Evangelho, nos impulsiona a "ser". O ter, é uma consequência....