sexta-feira, 11 de maio de 2018

"FAZER O QUE TEMOS QUE FAZER".

"Não está fazendo as coisas que gostamos de fazer, más fazer as coisas que temos que fazer; Que provoca o crescimento, e faz-nos bem sucedidos".(John Maxwell).

domingo, 22 de abril de 2018

"JESUS, O MESTRE DA VIDA REAL".(Lc-5:3-7)).

INTRODUÇÃO: Percebe-se neste texto, duas coisas de suma importância: A vida real, com seus problemas e dilemas; E Jesus, neste cenário como mestre da vida.

1-A VIDA REAL, COM SEUS PROBLEMAS E DILEMAS.

1-1-Problemas.
  • Como posso ter, construir uma família num tempo como este?.
  • Como vou sustentar minha família agora?
  • Que doença é esta que me sobreveio?.
  • O que eu vou fazer agora diante disto..?.
 1-2-Dilemas.
  • Deus existe mesmo?
  • Onde está Deus que não me ajuda, não ajuda meu próximo?
  • De onde eu vim?
  • O que eu estou fazendo aqui neste mundo?.
  • Para onde eu vou?
  • Quem é Deus?. Quem é Jesus?
1-3-Quem consegue lidar com os problemas e dilemas segue em frente.
  • Os que aprendem a lidar com os problemas e  dilemas são sempre os vencedores e que seguem em frente.
2-JESUS, SE APRESENTA NESTE CENÁRIO COMO O MESTRE DA VIDA.(V-3).
  • A multidão queria ouvir a palavra de Deus: Os religiosos, os carregados de problemas, os oprimidos, os carregados de dilemas, os possessos.(v-1).
  • Usando o barco como plataforma, Jesus, ensinava a multidão.
2-1-O mestre é aquele que dá á aquele que está perdido, em meio aos problemas e dilemas, uma nova perspectiva.
  • A melhor forma de ajudar as pessoas, é dar a elas uma nova visão da vida.
2-2-O mestre é um ajudador.
  • É alguém que dar apoio aqueles que estão com problemas.
2-3-O mestre é um motivador.
  • Não tem como está perto de Jesus, e viver desmotivado. 
3-A FERRAMENTA DO MESTRE:A PALAVRA.(V-4,5.

3-1- A palavra.
  • A multidão o apertava para ouvir a palavra de Deus.
  • A palavra não é uma filosofia
  • A palavra não é um sistema.
  • As filosofias, os sistemas, foram sempre propagados como forma de solução para o povo.
  • A palavra é o novo de Deus, é a boa notícia para a multidão cansada e oprimida.
3-2-Antes da palavra, da revelação de Deus, o homem era:
  • Religioso. Possuidor de religião.
  • Dominado pelos sistemas e filosofias
  • Improdutivo. Sem visão para resolver os problemas
3-3-O que a palavra do mestre faz?.
  • Trás salvação para a vida do homem
  • Trás nova perspectiva para o homem
  • Trás uma nova esperança para o homem
  •  Trás libertação para o homem.

CONCLUSÃO: Quais são os teus problemas e dilemas?. Jesus, é o mestre da vida real.
  • Ele quer trazer algo novo para você.
  • A palavra de Deus, é a forma de Jesus, entrar em sua vida.

sexta-feira, 20 de abril de 2018

"APÓSTOLO".

"Sempre diferenciei o apóstolo modelo bíblico do apóstolo cria de um pragmatismo, que ao meu ver, inicialmente foi bem libertador de certos dogmas institucionais; O via apenas como uma estratégia organizacional; Mais agora banalizou-se..".

segunda-feira, 9 de abril de 2018

"A FORÇA QUE VEM DE DEUS".

Davi falou muito sobre a força que vem de Deus;Uma força que em meio a outras forças, empodera; Paulo, sobre esta força disse certa feita:"Ela nos ensina a estar humilhado; E ela nos ensina a estar exaltado; Muitos da fé hoje, nem sabem estar humilhados; E muito menos exaltados.(Sl-21:1;13;Fp-4:12,13).

quinta-feira, 29 de março de 2018

"UM DEUS EXTRAORDINÁRIO".[Sl-32:1-11].

INTRODUÇÃO: Este texto, fala de um Deus extraordinário, diante da realidade existencial humana. De um lado as fraquezas que nos habitam; do outro o tribunal dos acusadores. No mundo atual, a religião, e certa teologia de causa e efeito, fazem parte do sistema de pensamento; Dai muito preconceito, muita injustiça Social.

1-SOBRE ESTE DEUS EXTRAORDINÁRIO; O QUE DIZER?.

1-1-Ele não é um Deus, que aliena ou priva o homem de sua realidade; Mais no contexto deste homem, ele é seu esconderijo.(v-7).
  • Certas realidades como causas, não nos serão ocultadas. 
  • Certas realidades como consequências, como efeito, não nos serão privadas.
  • Mais diante de certa realidade, ele continua sendo nosso esconderijo. Lugar auto, Lugar forte.
1-2-Ele é o Deus do perdão.(v-1,2.
  • Ele é o Deus da misericórdia. Ele nos perdoa, as iniquidades.
  • Ele também cobre nossas iniquidades.
  • Certas pessoas são grandemente cobertas pelo Senhor.
1-3- Ele é um Deus, que instrui e ensina o homem.(v-8,9). Ele diz á aqueles que são dele, que são selados:
  • Não sejas como o cavalo, ou a mula; Sem entendimento.
  • Não sejam dominados, manipulados.
  • Venham e eu vos ensinarei.
  •  Obedeçam e transcenderam as mais duras realidades.

2-O QUE FAZER DIANTE DESTE DEUS; QUAL DEVE SER NOSSA POSTURA?.

2-1-Confesse seus pecados a Deus.

  • Não esconda dele os seus pecados.
  • Em (Rm-7:15-23 e 8:2), Paulo diz que o pecado é uma lei em nós.
  • Colocando aqui o tema do pecado, fora de uma teologia sistêmica; Simplificando; No novo testamento, podemos dizer que existe pecado no singular, que é justamente esta lei que nos faz pecar, e pecado no plural, que são os pecados cometidos.
  • Da lei do pecado em nós, precisamos de libertação.
  •  Para os pecados cometidos precisamos de perdão; Para isso, precisamos confessá-los a Deus. Confesse seus pecados a Deus, confiando na graça dele. 
2-2-Se deixe ensinar por Deus.(v-9).

  • Não seja uma mula!.
  • Deixe Deus lhe instruir
  •  Tenha uma postura de sujeição a Deus.
2-3- Confie na misericórdia de Deus.(v-10).
  • As misericórdias de Deus se renovam a cada manhã.(Lm-3:23).
  • As misericórdias do Senhor não tem fim.(v-22).
  • As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos.(v-22).
  •  Talvez você esteja com a consciência pesada, por causa de alguma iniquidade; Confie na misericórdia de Deus.

3- QUAL É O RESULTADO DESTA RELAÇÃO DE QUEM DEUS É, E DA NOSSA POSTURA?.

3-1-O resultado será bem aventurança.(v-1).
  • Ele será feliz sem precisar fugir da realidade.
  • Será um abençoado em meio muitas vezes a uma realidade dura.
3-2- O resultado será segurança e refúgio em Deus.
  • Alguém perdoado, que se deixa instruir por Deus, e que confia em suas misericórdias se sentirá seguro e protegido, em qualquer contexto.
3-3- O resultado será alegria e regozijo no Senhor.(v-11).
  • Disse Jesus:"Vinde a mim, todos que estais cansados, sobrecarregados e oprimidos; E eu vos aliviarei".(Mat-11:28). O resultado de uma relação sadia com Deus, é a leveza. É alegria no espírito.

CONCLUSÃO: Diante  de uma realidade existencial, as vezes muito dura, o nosso Deus, é extraordinário. Ele nos protege; Ele nos perdoa; E ele nos instrui.