quinta-feira, 25 de abril de 2013

"INTELIGÊNCIA BURRA".

Agnósticos também saem do armário; Quando surge a necessidade de pular no escuro. Pois verdadeiramente, a vida para, quando as circunstâncias, não são racionalizáveis. Mais no racionalizável, Deus ou deuses, estão sempre presente. Estes, talvez, cheguem até os deuses de Platão; Mais, sem fé, jamais chegaram ao Deus, eterno; Sem princípio, nem fim. Logo, é lamentável, quando a inteligência, consegue ser tão objetiva, quanto a existência; Mais não consegue, nem de forma subjetiva contemplar Deus. Esta sim, é uma inteligência burra!!. Por isto, é que é verdade, a fala de Paul Tillich:"Deus não existe, na existência". Mais ele se revela, na existência daqueles, que tem fé.

sábado, 30 de março de 2013

"TEOLOGIA DA CIDADE GRANDE".

Os teólogos pragmáticos de fato; Nenhum, nega a Cristologia. Apenas são contextuais. Assim como a razão dedutiva, entrou, em tese, em desuso; A teologia, apartir dela também. Dai uma nova teologia, mais agressiva, pragmática, tem sido feita. Uma teologia, para a "CIDADE GRANDE". Mais esta, não anula a antiga; Afinal de conta, o mundo é plural; Logo, existe lugar também, para os conservadores; Esta apenas, alcança, o mundo todo, que cede ao que é, pragmático. Mais veja bem, quando falo em pragmático, não estou falando de vários engodos filosóficos, que apenas nos atrai, pela sua teia; E nos devora, como a aranha, devora sua presa. Estou falando, de pragmatismo, como aquilo que já está dando certo, em polos mais evoluidos.

domingo, 6 de janeiro de 2013

Antônia Cavalcante Mota, minha vó e mãe. 94 anos. Um exemplo de vida!!. Visita em 06/01/2013.

sábado, 5 de janeiro de 2013

"LIBERAL, MAIS CLASSICISTA".

O teólogo liberal tradicional, talvez não consciente, é inclusivo, mais ao mesmo tempo, é classicista. Percebo isto, em muitas falas. É, na visão liberal tradicional, só os cidadãos livres, são iguais. Esta ideologia, refletiu também na teologia; E mesmo depois, destes não livres alcançarem....A sua inclusão, é apenas um discurso. Este pensar, precisa evoluir, pois não representa mais o ideal liberal do século XXI. Mais cuidado com o jogo semântico, em cima desta palavra "LIBERAL". E mais ainda, minha perspectiva liberal, não engole muita coisa da teologia liberal do século XIX.

sábado, 15 de dezembro de 2012

"A PALAVRA É A BOA NOVA".

É, teologia não é a palavra de Deus, más a palavra de Deus, é teologia. Teólogo inspirado não é aquele que fala o que Deus falou, é aquele que fala, o que Deus, está falando. É a palavra em ação. É a palavra agindo no contexto local e temporal. O que não impede, de apartir de Deus, falar, em contextos específicos, surgirem teologias famosas, mais só teologia. A palavra é o kerygma. A "PROCLAMAÇÃO". A boa notícia!!.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

"TEOLOGIA NÃO É, A PALAVRA DE DEUS".

Algumas teologias me agradam. Por exemplo, a teologia da libertação. Mais o povo precisa ouvir a voz de Deus, mais do que a da teologia. Esta voz é local. Ela intui orientar problemas locais, temporal. A propaganda teológica, ofertando, a melhor, a mais barata, a mais poderosa, tem deixado a igreja embriagada, e não motivada para a "MISSÃO". Pois, não podemos confundir pregar o evangelho, com "COOPTAR". pessoas para nossa teologia-ideologia. Mais a palavra de Deus, é "TEOLOGIA".