É, teologia não é a palavra de Deus, más a palavra de Deus, é teologia.
Teólogo inspirado não é aquele que fala o que Deus falou, é aquele que
fala, o que Deus, está falando. É a palavra em ação. É a palavra agindo
no contexto local e temporal. O que não impede, de apartir de Deus,
falar, em contextos específicos, surgirem teologias famosas, mais só
teologia. A palavra é o kerygma. A "PROCLAMAÇÃO". A boa notícia!!.
O blog "REVIVER", tem como meta, trazer um "SABER", teológico, mais não como construção de um "PODER INSTITUCIONAL", mais livre de Ideologias, para que assim, possa trazer uma "LIBERTAÇÃO PLENA":Espiritual,Social e Política.Para tanto, a nossa "VISÃO", é associar "CONHECIMENTO E UNÇÃO". Este "MODELO", está no Ministério, Apostólico de Paulo..
sábado, 15 de dezembro de 2012
quinta-feira, 29 de novembro de 2012
"TEOLOGIA NÃO É, A PALAVRA DE DEUS".
Algumas teologias me agradam. Por exemplo, a teologia da libertação.
Mais o povo precisa ouvir a voz de Deus, mais do que a da teologia. Esta
voz é local. Ela intui orientar problemas locais, temporal. A propaganda
teológica, ofertando, a melhor, a mais barata, a mais poderosa, tem deixado a
igreja embriagada, e não motivada para a "MISSÃO". Pois, não podemos
confundir pregar o evangelho, com "COOPTAR". pessoas para nossa teologia-ideologia. Mais a palavra de Deus, é "TEOLOGIA".
segunda-feira, 12 de novembro de 2012
"OLHAR QUE IMACUMBA".
Em certo sentido, filosoficamente, quando somos contaminados, por um
olhar, seja de um indivíduo, seja de um coletivo; Então fomos
coisificados. Fazer uma análise separadamente, com isenção, é cada vez,
mais difício. Para os que não caem no isolamento, preciso é aprender a
lidar, com as réguas; E sempre quando possível, entrar num processo de
"PURIFICAÇÃO", de percepções imacumbadas. Husserl, explica, a
contaminação e a purificação, daquele que foi coisificado. Talvez, uma
Igreja, que se funda, como alternativa, não precise de tal
purificação, tendo em vista, que se alto rotular como tal, já estará
totalmente coisificada. Mais, o indivíduo, ou Instituição, que se poste
como sujeito, certamente, intende o valor da purificação. Que nada mais
é, que não aceitar-se, como "IDEAL", da relação com tal indivíduo, ou
tal coletivo; quando este não é real.
Roberto Mota.
Roberto Mota.
Postado por
visão
às
09:41
0
comentários
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
VIVENDO E PENSANDO.
sexta-feira, 2 de novembro de 2012
"SABER DE POUCOS, NÃO É O DE DEUS".
Por não acreditar numa
fé gnóstica; No sentido do princípio do gnosticismo, que é alcançar Deus, por um conhecimento superior, ou um conhecimento de poucos; não acredito que Deus, exclua os equivocados. Claro, isto
quando o equívoco, tem haver com ausência de uma consciência conceitual
incompleta da fé verdadeira. Pensar a fé assim, é tornar o ceú
exclusivo, para uma elite intelectual. É uma visão, bem Platônica, bem
antiga; Tipo: O Rei filósofo, Os ignorantes não estão háptos, a opnarem,
em questões administrativas. Sim, teologia é feita assim, apartir
idéias dominantes; Mais o problema, é quando esta, não como verdade,
mais se assume como teologia verdadeira em detrimento das outras. Pois
repitindo minha afirmação, já aqui no blog:"Dizer que a palavra de Deus, é
absoluta, não significa dizer, que o conhecimento desta verdade, é
absoluto". Apartir de nosso contexto, ou do contexto da Missão, ou de
nosso próprio contexto imaginário, fazemos teologia, objetivando
resultados. Eu também tenho medo, dos donos da verdade. Daqueles, que se
valendo de uma imagem de "CONCEITUADO", já não se horizontalizam mais.
Mais ditam de cima para baixo, o que é certo e o que é errado. O que é
verdade e o que é mentira.
Roberto Mota.
Roberto Mota.
Postado por
visão
às
15:03
0
comentários
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
VIVENDO E PENSANDO.
quinta-feira, 11 de outubro de 2012
"A VERDADE DA PALAVRA REVELADA".
Dizer que a verdade da palavra de Deus, é absoluta, não é afirmar,
que o conhecimento desta verdade, é absoluto. A verdade da palavra, é
revelação. Portanto, como disse Karl Barth, o conhecimento da verdade da
palavra, é progressivo, e é um mistério.
Roberto Mota.
Roberto Mota.
Postado por
visão
às
09:48
0
comentários
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
VIVENDO E PENSANDO.
sexta-feira, 5 de outubro de 2012
"COMPROMISSO COM O ENSINO".[Lc-13:10-13].
INTRODUÇÃO: Constantemente na bíblia, se observa que Jesus, era teórico antes de ser prático. Ele gostava de ensinar. Talvez, este modelo, possa não ser o ideal, para igreja, de nossa época, pois a idéia, é que a teoria surja, com a experiência de se "FAZER". E que o fazer útil, é aquele que ja foi testado, e deu certo, que é em tese o "PRAGMATISMO". Mais, a Igreja, necessita de ensino, e de ensinar a quem entra. Em meio a crise ética, que enfrentamos, a Igreja, ensinada anda aos trancos e barranco, e a que não é ensinada morre, ou vira outra coisa. O que destacar deste assunto?.
I-JESUS ERA UM DISCIPULADOR.(v-10).
1-Ele ensinava.
2-Ele era obediente.
- Ele fazia a vontade do Pai.
- Ele era obediente a missão, que lhe foi entregue.
- Portanto ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, do filho, e do espírito santo; ensinando-as, a guardar todas as coisas que vos tenho mandado, e eis que estou convosco, todos os dias, até a consumação dos séculos.[Mat-28:19-20].
2-Quais os programas, que sua Igreja, desenvolve, para que ela seja ensinada?.
3-Alguns programas basicamente necessário.
- Escola de Sabedoria, ou outra coisa, dependendo do contexto.
- Culto de Sabedoria, ou outra coisa, dependendo do contexto.
- Discipulado
- Cursos, formando discipuladores.
4-O ensino só se estabelece pelo esforço.
- No ensinar
- No aprender.
1-Libertação do pecado.
- E conhecereis a verdade, e ela vos libertará.[Jo-8:32].
- O esforço lhe trará o conceito relativo.
- Pedro, pregou um dos sermões, mais bem estruturado do novo testamento.[Atos-2:14...].
5-Uma Igreja, "ESCLARECIDA".
- Sem má conversações.
CONCLUSÃO: Uma igreja, sem sabedoria, sem cidadania, não pode estar em obediência ao Pai, a missão. A igreja, precisa ser ensinada. Ela precisa ser "DISCIPULADORA". Pense nisto!!.
Postado por
visão
às
06:44
0
comentários
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
MENSAGENS BÍBLICAS
quarta-feira, 3 de outubro de 2012
"O PODER DA PALAVRA".
Cadeias existenciais e cadeias espirituais, podem ser vencidas pela
palavra da verdade. Por uma palavra da verdade, que existencialmente,
pode ser relativa sim, local, temporal; Mais que vinda no momento certo,
e para elucidar o problema certo, será poderosa e libertadora. Paulo
Freire, afirma, que uma leitura da palavra, precedida por uma leitura do
mundo existencial, local, temporal, terá um efeito libertador.
Pedagogia de esquerda?. Talvez, mais libertadora. A palavra como palavra
de Deus, como verdade absoluta; Se preferir como verdade num mundo de
mentiras, ou de ilusões. Esta nos libertará de cadeias espirituais. Do
pecado, de opressões demoníacas, de possessões. Sim, esta que liberta,
está acima da verdade da cultura, é universal, para uma missão também
universal. Disse Jesus:"Conhecereis a verdade, e ela vos libertará".Então, existencialmente, estamos num mundo, cheio de ideologias, de engodos; E em constante mudanças; Logo, não existe ideologias fixas, nem compreensão da realidade fixa; Mais, o conhecimento, o saber existencial, quando atinge de fato o real, ele se constitue uma verdade libertadora. Esta promoverá a libertação dos homens, dos engodos; E a verdade da palavra de Deus. Repito, a "PALAVRA", de Deus, que vem de além daquilo que é existencia, nos libertará de forças, que podem incorporá, a existência, mais que também têem a sua origem, fora da existência.
Roberto Mota.
Roberto Mota.
Postado por
visão
às
10:39
0
comentários
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
NOTAS
Assinar:
Postagens (Atom)