sábado, 15 de dezembro de 2012

"A PALAVRA É A BOA NOVA".

É, teologia não é a palavra de Deus, más a palavra de Deus, é teologia. Teólogo inspirado não é aquele que fala o que Deus falou, é aquele que fala, o que Deus, está falando. É a palavra em ação. É a palavra agindo no contexto local e temporal. O que não impede, de apartir de Deus, falar, em contextos específicos, surgirem teologias famosas, mais só teologia. A palavra é o kerygma. A "PROCLAMAÇÃO". A boa notícia!!.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

"TEOLOGIA NÃO É, A PALAVRA DE DEUS".

Algumas teologias me agradam. Por exemplo, a teologia da libertação. Mais o povo precisa ouvir a voz de Deus, mais do que a da teologia. Esta voz é local. Ela intui orientar problemas locais, temporal. A propaganda teológica, ofertando, a melhor, a mais barata, a mais poderosa, tem deixado a igreja embriagada, e não motivada para a "MISSÃO". Pois, não podemos confundir pregar o evangelho, com "COOPTAR". pessoas para nossa teologia-ideologia. Mais a palavra de Deus, é "TEOLOGIA".

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

"OLHAR QUE IMACUMBA".

Em certo sentido, filosoficamente, quando somos contaminados, por um olhar, seja de um indivíduo, seja de um coletivo; Então fomos coisificados. Fazer uma análise separadamente, com isenção, é cada vez, mais difício. Para os que não caem no isolamento, preciso é aprender a lidar, com as réguas; E sempre quando possível, entrar num processo de "PURIFICAÇÃO", de percepções imacumbadas. Husserl, explica, a contaminação e a purificação, daquele que foi coisificado. Talvez, uma Igreja, que se funda, como  alternativa, não precise de tal purificação, tendo em vista, que se alto rotular como tal, já estará totalmente coisificada. Mais, o indivíduo, ou Instituição, que se poste como sujeito, certamente, intende o valor da purificação. Que nada mais é, que não aceitar-se, como "IDEAL", da relação com tal indivíduo, ou tal coletivo; quando este não é real.

                                                                                                        Roberto Mota.

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

"SABER DE POUCOS, NÃO É O DE DEUS".


Por não acreditar numa fé gnóstica; No sentido do princípio do gnosticismo, que é alcançar Deus, por um conhecimento superior, ou um conhecimento de poucos; não acredito que Deus, exclua os equivocados. Claro, isto quando o equívoco, tem haver com ausência de uma  consciência conceitual incompleta da fé verdadeira. Pensar a fé assim, é tornar o ceú exclusivo, para uma elite intelectual. É uma visão, bem Platônica, bem antiga; Tipo: O Rei filósofo, Os ignorantes não estão háptos, a opnarem, em questões administrativas. Sim, teologia é feita assim, apartir idéias dominantes; Mais o problema, é quando esta, não como verdade, mais se assume como teologia verdadeira em detrimento das outras. Pois repitindo minha afirmação, já aqui no blog:"Dizer que a palavra de Deus, é absoluta, não significa dizer, que o conhecimento desta verdade, é absoluto". Apartir de nosso contexto, ou do contexto da Missão, ou de nosso próprio contexto imaginário, fazemos teologia, objetivando resultados. Eu também tenho medo, dos donos da verdade. Daqueles, que se valendo de uma imagem de "CONCEITUADO", já não se horizontalizam mais. Mais ditam de cima para baixo, o que é certo e o que é errado. O que é verdade e o que é mentira.

                                                                                                        Roberto Mota.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

"A VERDADE DA PALAVRA REVELADA".

Dizer que a verdade da palavra de Deus, é absoluta, não é afirmar, que o conhecimento desta verdade, é absoluto. A verdade da palavra, é revelação. Portanto, como disse Karl Barth, o conhecimento da verdade da palavra, é progressivo, e é um mistério.

                                                                                                          Roberto Mota.

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

"COMPROMISSO COM O ENSINO".[Lc-13:10-13].


INTRODUÇÃO: Constantemente na bíblia, se observa que Jesus, era teórico antes de ser prático. Ele gostava de ensinar. Talvez, este modelo, possa não ser o ideal, para igreja, de nossa época, pois a idéia, é que a teoria surja, com a experiência de se "FAZER". E que o fazer útil, é aquele que ja foi testado, e deu certo, que é em tese o "PRAGMATISMO". Mais, a Igreja, necessita de ensino, e de ensinar a quem entra. Em meio a crise ética, que enfrentamos, a Igreja, ensinada anda aos trancos e barranco, e a que não é ensinada morre, ou vira outra coisa. O que destacar deste assunto?.

I-JESUS ERA UM DISCIPULADOR.(v-10).

1-Ele ensinava.

2-Ele era obediente.
  • Ele fazia a vontade do Pai.
  • Ele era obediente a missão, que lhe foi entregue.
II-O DISCIPULADO É UM DOS PRINCIPAIS PROPÓSITOS DA MISSÃO, MAIS É UM DESAFIO EM NOSSO TEMPO.
  • Portanto ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai,  do filho, e do espírito santo; ensinando-as, a guardar todas as coisas que vos tenho mandado, e eis que estou convosco, todos os dias, até a consumação dos séculos.[Mat-28:19-20].
1-Qual o compromisso, que sua Igreja, que você, tem com esta hárea?.

2-Quais os programas, que sua Igreja, desenvolve, para que ela seja ensinada?.

3-Alguns programas basicamente necessário.
  • Escola de Sabedoria, ou outra coisa, dependendo do contexto.
  • Culto de Sabedoria, ou outra coisa, dependendo do contexto.
  • Discipulado
  • Cursos, formando discipuladores.
3-Que tipo de colaboração você tem dado, para sua Igreja, seja ensinada?.

4-O ensino só se estabelece pelo esforço.
  • No ensinar
  • No aprender.
III-QUAIS OS BENEFÍCIOS, DO COMPROMISSO COM O ENSINO?.

1-Libertação do pecado.
  • E conhecereis a verdade, e ela vos libertará.[Jo-8:32].
2-Uma escola de sabedoria bem frequentada.
  • O esforço lhe trará o conceito relativo.
3-Obreiros preparados.
  • Pedro, pregou um dos sermões, mais bem estruturado do novo testamento.[Atos-2:14...].
4-Um culto de sabedoria, bem frequentado.

5-Uma Igreja, "ESCLARECIDA".
  • Sem má conversações.

CONCLUSÃO: Uma igreja, sem sabedoria, sem cidadania, não pode estar em obediência ao Pai, a missão. A igreja, precisa ser ensinada. Ela precisa ser "DISCIPULADORA". Pense nisto!!.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

"O PODER DA PALAVRA".

Cadeias existenciais e cadeias espirituais, podem ser vencidas pela palavra da verdade. Por uma palavra da verdade, que existencialmente, pode ser relativa sim, local, temporal; Mais que vinda no momento certo, e para elucidar o problema certo, será poderosa e libertadora. Paulo Freire, afirma, que uma leitura da palavra, precedida por uma leitura do mundo existencial, local, temporal, terá um efeito libertador. Pedagogia de esquerda?. Talvez, mais libertadora. A palavra como palavra de Deus, como verdade absoluta; Se preferir como verdade num mundo de mentiras, ou de ilusões. Esta nos libertará de cadeias espirituais. Do pecado, de opressões demoníacas, de possessões. Sim, esta que liberta, está acima da verdade da cultura, é universal, para uma missão também universal. Disse Jesus:"Conhecereis a verdade, e ela vos libertará".Então, existencialmente, estamos num mundo, cheio de ideologias, de engodos; E em constante mudanças; Logo, não existe ideologias fixas, nem compreensão da realidade fixa; Mais, o conhecimento, o saber existencial, quando atinge de fato o real, ele se constitue uma verdade libertadora. Esta promoverá a libertação dos homens, dos engodos; E a verdade da palavra de Deus. Repito, a "PALAVRA", de Deus, que vem de além daquilo que é existencia, nos libertará de forças, que podem incorporá, a existência, mais que também têem a sua origem, fora da existência.

                                                                                                               Roberto Mota.