quarta-feira, 3 de outubro de 2012

"O PODER DA PALAVRA".

Cadeias existenciais e cadeias espirituais, podem ser vencidas pela palavra da verdade. Por uma palavra da verdade, que existencialmente, pode ser relativa sim, local, temporal; Mais que vinda no momento certo, e para elucidar o problema certo, será poderosa e libertadora. Paulo Freire, afirma, que uma leitura da palavra, precedida por uma leitura do mundo existencial, local, temporal, terá um efeito libertador. Pedagogia de esquerda?. Talvez, mais libertadora. A palavra como palavra de Deus, como verdade absoluta; Se preferir como verdade num mundo de mentiras, ou de ilusões. Esta nos libertará de cadeias espirituais. Do pecado, de opressões demoníacas, de possessões. Sim, esta que liberta, está acima da verdade da cultura, é universal, para uma missão também universal. Disse Jesus:"Conhecereis a verdade, e ela vos libertará".Então, existencialmente, estamos num mundo, cheio de ideologias, de engodos; E em constante mudanças; Logo, não existe ideologias fixas, nem compreensão da realidade fixa; Mais, o conhecimento, o saber existencial, quando atinge de fato o real, ele se constitue uma verdade libertadora. Esta promoverá a libertação dos homens, dos engodos; E a verdade da palavra de Deus. Repito, a "PALAVRA", de Deus, que vem de além daquilo que é existencia, nos libertará de forças, que podem incorporá, a existência, mais que também têem a sua origem, fora da existência.

                                                                                                               Roberto Mota.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

"UMA VISÃO DO MUNDO".

Aderir uma política geográfica, em nosso tempo, seria abraçar, o ultrapassado. Na modernidade, era forte, esta idéia; Em nossos dias...Os cosmopolítas, ja existiam no pensamento antigo; Como Sócrates, Diógenes. Ambos diziam:"SOU UM CIDADÃO DO MUNDO". Algumas classificações, criando categorias, já não encontram mais espaço. A perspectiva, é cada vez, mais global!!.

                                                                                                              Roberto Mota.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

"DISCERNINDO O PROPÓSITO".

Um representante Institucional, olhou para um dos componentes, da organização, e disse:"Você já chegou além do esperado". Eu diria que alguém ingênuo, entenderia isto como um elogio. E até pode ser, dependendo do contexto desta fala. Mais, eu diria que aqui, é teleologia aplicada; consciente ou inconscientemente. Teleologia, só se faz, em parceria com a teologia. O que eu quero dizer com isto?. Quero afirmar, que um propósito divino, pode chocar-se, com um propósito Institucional. Por que?. Por a idéia, ser a mesma, porém a finalidade conflitante.

Aqui, para, os que, a priori, já entenderam, é uma síntese. Para os demais pode ser uma chave, para .....
Posteriormente postarei um artigo, sobre este assunto compléxo.

                                                                                                     Roberto Mota.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

"IGUALDADE SOCIAL".

"A FÉ, E O MERCANTILISMO".


O contexto mercantilista, faz com que o "EVANGELHO", também esteja na prateleira. Alguns o vendem caro demais, outros o barateiam por demais. Mais ele avança, porque ele é supracultural. A verdade do Evangelho, está acima da verdade da cultura. A Igreja, que estava em Filipos, Paulo, disse:"Verdade é que também, alguns pregam a Cristo, por inveja e porfia, mais outros de boa mente; Uns por amor, sabendo
 que fui posto, para defesa do Evangelho; Mas outros, na verdade, anunciam a Cristo, por contenção, não puramente, julgando acrescentar aflições, as minhas prisões. Mais o que importa?. Contanto que Cristo, seja
anunciado de toda maneira, ou com fingimento, ou em verdade; Nisto me regozijo, e me REGOZIJAREI AINDA.[Fp-1:15-18]. A questão, em muitas circunstâncias, não é, se estar vendo ou não o erro, os desvios; É que existe algo mais importante, mais urgente, a ser exercido e concluido, que no caso, é a salvação de almas, e tornar o evangelho conhecido, em todo planeta. É preciso ir em frente. Deus, porá toda obra a prova, para ver se porventura....O material desta construção, é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, palha ou feno.[1Co-3:12]. Aquela que permanecer, receberá galardão.(v-14).

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

"DEUS, É BOM E JUSTO".


A teodicéia, em Leibnitz, tem o seu sistema teológico, estruturado na razão. Claro, que esta racionalidade, não é de todos; visto que, nem todo mundo, possui as bases, para operar, esta racionalidade. Entretanto, para aqueles, que estão conectados, ao Deus, que se revela, tanto, em uma cultura, baseada em uma razão dedutiva, teórica, ou em uma razão indutiva; Mais que, está além delas, acima da metafísica Platônica até; não tem necessidade, de explicações racionais, lógicas, para crer, que Deus, tem suas razões, quando decreta permitir o "MAL", neste mundo. A coexistência do bem e do mal, não põe, em dúvida sua justiça, bondade e onipotência.

                                                                                                Roberto Mota.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

"O SABER COMO ARTE".

No atual contexto, e momento, dois tipos de saber, estão sendo consumidos: O saber como arte, aquele construido, intuindo, mostrar o "REAL", provocar a mudança de paradigma. E o saber "PRODUTO"; fabricado pela industria cultural; com o objetivo de satisfazer a demanda. Aqui o consumidor, não é visto como sujeito; Mais como objeto.