domingo, 18 de março de 2012

REVIVER ?. Venha!!!: "A GRANDEZA DE DEUS".(IS-64:4).

REVIVER ?. Venha!!!: "A GRANDEZA DE DEUS".(IS-64:4).:      Este versículo, com o contexto, é uma narração do reconhecimento, de Israel, e até, dos Gentios, que posteriormente, também, de fato,...

"A GRANDEZA DE DEUS".(IS-64:4).

     Este versículo, com o contexto, é uma narração do reconhecimento, de Israel, e até, dos Gentios, que posteriormente, também, de fato, iriam entrar nas promessas, más, que por hora, já por direito, entram. Reconhecem, a "GRANDEZA", de Deus, em misericordia, em cuidado e em poder, para cumprir suas "PROMESSAS". E esta grandeza,  está sintetizada, em duas observações, deste reconhecimento: Deus, é um Deus, sem comparações históricas; E, este é um Deus, que trabalha, para aqueles, que nele espera.
     Não existe comparações históricas, para este Deus. Qualquer tipo de comparação, diante daqueles, que o conhecem, só pode terminar em zombaria. Foi assim, quando Elias desafiou os profetas de Baal. Ele zombou dos profetas de Baal, dizendo:"Chame-os, mais alto, pois podem estar fazendo alguma coisa, ou dormindo". (1Reis-18:27). A única crença, que faz sentido, é a crença, em um Deus vivo. Não dar para ser inteligente, e religioso ao mesmo tempo. Ser religioso, é ser ingênuo, alienado, dominado, vítima. Más, crer, em um Deus, vivo vale apena. Não existe comparações históricas, para Jeová. O único Deus, verdadeiro.
     Este, Deus, verdadeiro, trabalha, desde o início desta relação, com seu povo, para aqueles, que nele espera. Deus, se reveou, para assumir uma relação, de compromisso, com quem ele se revela. Entretanto, nem todos, para quem ele se revela, assume compromisso com ele. Más, ele trabalha para aqueles, que nele espera. Os que esperam no Senhor, de maneira nenhuma, serão confundidos...Pois, há um Deus, que trabalha, em favor deles.

sábado, 10 de março de 2012

REVIVER ?. Venha!!!: "SABEDORIA, PODE SER A CHAVE DA HONRA".(Pv-2:1-5)....

REVIVER ?. Venha!!!: "SABEDORIA, PODE SER A CHAVE DA HONRA".(Pv-2:1-5)....: INTRODUÇÃO: Um Pastor Americano disse:"A sabedoria não só fortalece a mente, como almenta a esperança. Nós, estamos vivendo a era do "CONH...

"SABEDORIA, PODE SER A CHAVE DA HONRA".(Pv-2:1-5).

INTRODUÇÃO: Um Pastor Americano disse:"A sabedoria não só fortalece a mente, como almenta a esperança. Nós, estamos vivendo a era do "CONHECIMENTO", do saber. E a idéia, é que, quem tem conhecimento, saber, este, prosperará. Será bem sucedido. O que destacar deste assunto?.

I-O SABER, A FONTE, A HIERARQUIA.

1-O saber como conhecimento.
  • Aprendido
  • Apreendido
2-O saber "REVELADO".
  • A Palavra
  • Experiência com Cristo
  • Experiência com o espírito Santo.
3-A hierarquia do saber.
  • O sábio, será aquele, que submete, o conhecimento aprendido, ao revelado.
  • A sabedoria se dar, quando este saber aprendido, é administrado na direção de Deus.
II-O FUNDAMENTO DA SABEDORIA.(V-5).

1-O temor do Senhor.

2-Se buscarmos sabedoria, entenderemos, o valor do temor a Deus.(v-3,4,5).
  • Quando pedimos sabedoria, Deus, nos dará entendimento, do valor do "TEMOR".
III-BENEFÍCIOS DA SABEDORIA.

1-Honra.(Pv-3:4 e 35).

2-Prosperidade e Riqueza.
  • Riqueza é um dom, más ela vem com a sabedoria.
  • Ex:Salomão pediu sabedoria a Deus.
IV-A SABEDORIA NA VIDA CRISTÃ.

1-Ela deve estar presente, na vida de cada um, que compõe a Igreja.(Tg-1:5).
  • Aquele que tem falta de sabedoria, deve pedir a Deus.
2-Ela deve guiar a administração da Igreja.(Atos-6:3).
  • Ex:Na escolha de pessoas para administrar a Igreja, um requisito, era a "SABEDORIA".

CONCLUSÃO: Na era do conhecimento, do saber; este não pode se tornar uma maldição, nos afastando da dependência de Deus. Este precisa ser bênção. Na vida daqueles que compõe a Igreja, e na administração da Igreja. Esta precisa ser a chave de nossa honra e prosperidade.

quinta-feira, 8 de março de 2012

REVIVER ?. Venha!!!: "SÓ PENSANDO. UMA IDEOLOGIA, COMO IDEOLOGIA".

REVIVER ?. Venha!!!: "SÓ PENSANDO. UMA IDEOLOGIA, COMO IDEOLOGIA".: Platão, talvez, tenha percebido, que um mundo prático. "REAL", ficaria muito sério. Os sofistas, eram malandros, na arte de "FILOSOFAR". Apo...

"SÓ PENSANDO. UMA IDEOLOGIA, COMO IDEOLOGIA".

Platão, talvez, tenha percebido, que um mundo prático. "REAL", ficaria muito sério. Os sofistas, eram malandros, na arte de "FILOSOFAR". Apoiavam ás idéias, que lhes traziam vantagens. Dai, para que fosse mais interessante, que Sócrates, que era pragmático, e que por isto rompeu com os Sofistas; Platão, fundou o mundo, na metafísica, criando o mundo das "IDÉIAS".

sexta-feira, 2 de março de 2012

"UMA FÉ, REFLEXÍVA".(Mc-10:46-52).

     Dentro de uma pespectiva histórica, toda a nossa teologia, é feita, apartir da "IDÉIA", predominante da época. E muitas vezes, estas idéias dominantes, ofusca a fé, e a teologia, se torna apenas um meio, para um fim, de um grupo dominante. Uma "TEOLOGIA PRESA". Esta não consegue libertar o homem plenamente, e as vezes, nem mesmo espirtualmente. Nem tão pouco, transforma a "REALIDADE", do contexto.
     A Teologia, precisa ser feita sim, apartir de idéias, que promovam, verdadeiramente, a liberdade, igualdade e fraternidade. Nesta teologia, a essência do ensino, deve sempre ser preservada, e as idéias, não devem ser, um mero discurso.
     A grande idéia, de nosso tempo, é o direito a "LIBERDADE", para "SER". É a negação, de que existe, um homem superior, e um inferior. Liberdade para "SER", é a idéia, que rejeita toda forma injusta de dominação Social. É o desejo, de uma Sociedade, que respeita a "ORDEM", sim, mais que, acima de tudo, promova a inclusão de todos.
     Partindo desta visão, neste texto, nós encontramos, um homem, que quer "SER", curado da vista. Neste mesmo contexto, este homem, veio a ser curado. Então, ele queria ser, e chegou a "SER". O que aprendemos, com o nosso contexto Social, e com o contexto, do texto?.
     Primeiramente, aprendemos com a análise do contexto, em si. Era um contexto de "MISÉRIA". Bartimeu, o cego, estava mendigando.(v-46). Era um contexto, de "PRAGA". Parece-me, que ás pessoas, aqui neste texto, não queriam, o bem umas das outras. Era um contexto de "DOMINAÇÃO". Mandavam Bartimeu, se calar. Parecia haver, alguns predestinados, para ser. Más, acima de qualquer coisa, era um contexto, onde estava surgindo, uma grande possibilidade.(v-47). Jesus, estava entrando naquele contexto. E o que nós como Igreja, temos haver, com isto?. Temos haver, porque o Brasil, é um contexto, paracido com este, e a Igreja, está inserida neste contexto. Logo, Jesus, também está no contexto, do Brasil.
     Segundo, aprendemos com a postura de Bartimeu. Ele tinha o desejo de ser, dentro deste contexto.(v-47). Disse ele:"Jesus, tem misericordia de mim". Com ele aprendemos, que em nenhum contexto, devemos perder a "ESPERANÇA". Que a presença de Jesus, em qualquer contexto, é uma grande possibilidade. Jesus, ainda opera milagres, onde há fome. Ele ainda liberta do pecado. Ele ainda liberta dos encostos e dos demônios. Ele ainda pode curar o homem, de doenças, que os médicos, não podem curar. Onde Jesus, estiver; acontecerá como disse o salmista, no salmo 91:" Aquele que habita, no esconderijo do altíssimo, praga alguma chegará a sua tenda". Em qualquer contexto, Jesus liberta espiritualmente, más também pode libertar, da dominação Religiosa.
     Terceiro, aprendemos, a dar os passos, para sermos, diante de Deus, e do nosso contexto. Quais?. A ter uma visão, clara, do que queremos ser. Bartimeu, queria ser curado. A persistir existencialmente, neste alvo. Bartimeu, não se deixou abater, com as adversidades. A entender, que é preciso tirar a capa, e sermos nós mesmo, diante de Deus. Bartimeu tirou a capa, para se apresentar a Jesus. O processo, de ser com Jesus, é natural. Então, o que você quer ser, no seu contexto?. Bartimeu, queria ser curado; e você?.
  • Quer ser próspero?
  • Quer ser bem sucedido?
  • Seja, em qualque contexto, em nome de Jesus!!.
    Más, seja, e não deixe de ser. A base do "SER", de Bartimeu, era Jesus. O segredo, para continuar sendo, é continuar nesta base...

                                                                                                             Roberto Mota.