INTRODUÇÃO: Constantemente somos tentados para queda: Tentados pelo diabo. Tentados pelos homens. Como nos manter em pé, diante de tantas armadilhas?. De tantas ciladas?.
I-TENDO DISCERNIMENTO(V-2,3).
Jesus, discerniu, as intenções dos Saduceus.
1-A falta de discernimento, é fruto da hipocrisia(v-3).
- Os Farizeus faziam que não entendiam do riscado. Eram hipócritas.
2-A falta de discernimento, é fruto da maldade, que existe no coração dos homens(v-4).
- Geração má. O homem é mal.
3-A falta de discernimento, é fruto da infidelidade(v-4).
- Geração adúltera, disse Jesus.
II-OBEDIÊNCIA SIM, NÃO SINAL(V-4).
- Os farizeus queriam um sinal, para poder acreditar. Esta era a alegação deles.
1-A fidelidade a Jesus, deve independer de qualquer sinal.
2-Quem quer ficar em pé, na tentação, não segue sinal, segue a "PALAVRA".
3-Sinal só, o do profeta Jonas(v-4).
- Ou obedece, ou fica engolido pelo peixe.
III-MANTENDO A FÉ, ACESA(V-5).
- Para se manter em pé, é preciso manter a fé acesa.
1-Há momentos de falta, e de dor, que a fé, é imprecidível(v-5).
- Falta de pão
- Falta de Saúde
2-Quando a fé, dar lugar, a outros sentimentos, aparece(v-7).
3-Lembrar o que Jesus, fez no "PASSADO", é necessário(v-9).
- Jesus disse:"Não lembrais dos cinco pães, para cinco mil homens?".
IV-ENTENDENDO QUE A PALAVRA, É SUFICIENTE(V-12).
- Para se manter em pé, é preciso entender que a "PALAVRA", é suficiente.
1-Ensinos atraentes e diferentes, dos tradicionais, podem ser uma estratégia do diabo, para nos fazer tropeçar.
- Os farizeus introduziam ensinos errados, para confundir. O motivo era a inveja, da multidão que seguia Jesus.
- Ex:O Salmista disse:"Guardei a tua palavra, para não pecar contra te".
CONCLUSÃO: Fique em pé, diante da tentação do diabo, e da perseguição dos homens. Como?. Tendo discernimento, Sendo obediente, mantendo a fé acesa, e entendendo, que a "PALAVRA", é suficiente.