sexta-feira, 17 de junho de 2011

"MISSÃO LEGÍTIMA".(MAT-8:18-22).

INTRODUÇÃO:Neste texto, nós percebemos claramente, que uma "MISSÃO", legítima, trás também legitimidade, para os "SEGUIDORES". Entretanto, deixa claro, o que é de fato, a Missão. E deixa claro também, que existe muitas visões erradas acerca da Missão.

I-A MISSÃO É ATRAENTE, E IMPACTANTE(-18).
  • Jesus, se via, em torno de uma grande "MULTIDÃO".
  • Quantas pessoas, são abençoadas por ministérios legítimos.
  • Quantas festas. Quantos momentos de glória, ministérios legítimos passam.

II-A MISSÃO TEM LIDERANÇA(V-18).
  • Diz o texto:" E ordenou Jesus, que passassem para o outro lado do lago.
1-TODA MISSÃO, LEGÍTIMA, TEM UM LÍDER LEGÍTIMO.
  • Com autoridade legítima, para tocar o "REBANHO".
  • Aqueles que são tocados pelo seu Ministério, devem segui-lo, sem tutubiar.
  • Algumas pessoas, que são impactadas por seu ministério, vinrão, más desejarão ser seguidas.
  • Muitos, por muitos motivos, não desejam seguir a "LIDERANÇA".
2-TODA MISSÃO, LEGÍTIMA, TEM UMA DIREÇÃO.
  • A ordem, era que passassem todos para o outro lado.
  • Todos deveriam ir para aquela direção.
  • Algumas pessoas, insistirão sempre, em tomar uma direção diferente.
  • São seguidores deles mesmos.
III-DENTRO DE UMA MISSÃO, LEGÍTIMA, EXISTE MUITAS VISÕES ERRADAS(V-19-22).

1-VISÃO ERRADA COM ABSOLUTA CERTEZA DA CERTEZA(v-19).
  • Certeza que seguiria Jesus, a qualquer lugar,com a motivação errada.
2-TIPOS DE VISÃO, ERRADA.
  • Certeza de estar preparado, quando não sabe ainda, o que é a "MISSÃO".
  • Certeza de que a missão, pode ser feita, na hora que for conveniente(v-21).
  • Certeza de que a missão, pode ser uma oportunidade Política.
  • Ex-Alguns dos seguidores queriam um enfrentamento com Roma.
  • Entretanto, a "MISSÃO", pode ser Política. Pode ser mais ampla nos propósitos de Deus.
IV-DESAFIOS QUE FICAM PARA IGREJA.

1-A MISSÃO DEVE ATRAIR MULTIDÕES,MÁS ESTA MULTIDÃO, PRECISA SER PENERADA.
  • A Árvore tem que ser poldada.
  • Este processo é um desafio.
2-SEGUIR A MISSÃO, IMPLICA, EM OBEDECER ORDEM, TOMAR DIREÇÃO.
  • Não existe várias direções. Existe uma...
3-MANTER O FOCO DA MISSÃO.
  • Desviar o foco da missão, é um "PERIGO".
  • A visão, de fora não importa,o que importa é a visão da "MISSÃO".

Então, que Deus, possa abençoar, todas ás Missões, as quais, ele tem chamado, e "ESTABELECIDO".


                                                                                                    Roberto Mota..


quarta-feira, 15 de junho de 2011

"DISCIPULADO SEM CRUZ"(LC-14:15-27).

Quando eu analiso estas duas "PARÁBOLAS", eu gosto, de abandonar, uma interpretação, sistemática e técnica, e ver este contexto, como o estado da Igreja, de Deus, nos "ULTIMOS DIAS", e a persistência de Deus, em manter uma Igreja, crescente, más ao mesmo tempo convocada para o discipulado. De um lado, hoje, nós temos uma Igreja, que se intitula, seguidora de Cristo, más que não tem uma ajenda comprometida com ele. É uma Igreja, que como discípula, não leva a cruz. Ou seja, não quer ter mais uma "RESPONSABILIDADE", com a causa do Evangelho.Porque a "CRUZ", aqui, neste contexto, não é os "PROBLEMAS",que no cootidiano enfrentamos, más a cruz,é a responsabilidade que devemos ter, com a chamada para a "CAUSA DO EVANGELHO". Então, como se comporta, uma Igreja, que não quer carregar a cruz?. É uma Igreja, que inverteu os valores material e espiritual. O problema, não é o povo querer prosperar, e até ficar "RICO", más é colocar o "MATERIAL", em primeiro lugar. Diziam os convidados da Ceia(v-18,19),primeiro, o campo que comprei.Primeiro as juntas de boi que comprei. É uma visão, materialista e estruturalista da vida. Em (Mat-6:33), Jesus, coloca o valor "ESPIRITUAL", como primazia. "Buscai em primeiro lugar, o Reino de Deus, e as demais coisas, vos serão acrescentadas". Em segundo lugar, é uma Igreja, que dicotomizou a "FESTA".Disse o convidado:"Casei-me". Ela não celebra a festa espiritual; Ela celebra a festa em si, mesmo.É uma festa,independente do corpo, e que tem prioridade em relação ao corpo, e que tem uma promoção pessoal. O povo de Deus, no Atigo e no Novo Testamento, é "FESTEIRO". O primeiro milagre de Jesus, foi num Casamento.O povo de Deus, para ser sal, precisa ser alegre. Para colocar gosto, nos desgostos dos outros, precisa ser um povo alegre. Logo, precisa ser festeiro. Mais, a festa deste povo, sempre celebra a vitória da família espiritual. Sendo a alegria, individual ou coletiva, a promoção se estende a todos.Más, o individualismo e o marketing, pessoal, criou esta divisão cultural. A festa da Páscoa(Deut-16:1), a festa de Pentecoste(Deut-16:13),Etc. Ás festas de um povo que honra a Deus, honra o povo, e honra a casa. Aqui, a festa deste povo, deixa a casa fazia. Ou seja, em desonra.Mais, o que fazer, em relação a isto?. Desistir da "MISSÃO", por se sentir, despreparado, rejeitado?. Deixar, do jeito que está, entendendo, que esta é a vontade de Deus?. Apelar, para o marketing, exacerbado da época?. Não, eu diria, que o nosso contexto, não deve nos causar, desistência, acomodação, ou mesmo nos corromper. Ao contrário, a exemplo, daquele Senhor, da Ceia, que apontava para aquele, que é Senhor, dos Senhores, é preciso se mexer, para manter a Igreja, crescente, buscando da fonte estratégia, visão para manter a casa cheia. Mais, ao mesmo tempo, chamar, esta Igreja, a "RESPONSABILIDADE". Eu sei, que como ja dizia a profecia, muitos estão se levantando, e irão se levantar muito mais, falsos Profetas..Pessoas que neste, contexto baratiarão, muito o Evangelho, que como disse Pedro(2 Pe-2:3), farão comercio de vós. Más, a verdadeira Igreja, continuará, dizendo, tenha responsabilidade, com a causa do "EVANGELHO". Quem segue a Cristo, tem responsabilidade com a causa!!

segunda-feira, 13 de junho de 2011

REVIVER ?. Venha!!!: "EVANGELISMO URBANO"..

REVIVER ?. Venha!!!: "EVANGELISMO URBANO"..: "Antes de conhecermos a Deus, apenas o contemplamos...'REVELAÇÃO GERAL'. Isto se dar, quando olhamos ao nosso redor, e observamos tudo que es..."

"EVANGELISMO URBANO"..

Antes de conhecermos a Deus, apenas o contemplamos..."REVELAÇÃO GERAL". Isto se dar, quando olhamos ao nosso redor, e observamos tudo que está em volta, com seus processos; e ai, mesmo sem saber quem ele é, ou como chegar a ele, aquilo que veio dele, em nossa conciência, diz:"Há um Deus, poderoso por trás de tudo isto".Não estigmatize, a "REVELAÇÃO GERAL", na vida daqueles, que é o "ALVO", de seu "EVANGELISMO". Más faça-o evoluir, para uma "REVELAÇÃO ESPECIAL". Conhecereis a verdade, e a verdade vos "LIBERTARÁ". Disse Jesus. Em um mundo, quase totalmente "URBANO",a estratégia, é "EVANGELIZAÇÃO URBANA!".........

domingo, 12 de junho de 2011

REVIVER ?. Venha!!!: "DISCIPULADO SOB A PEDAGOGIA DE JESUS"

REVIVER ?. Venha!!!: "DISCIPULADO SOB A PEDAGOGIA DE JESUS": "Este texto, trata da relação, conflituosa e compléxa, que é o 'DISCIPULADO', muitas vezes. De um lado, está alguém, que deve se postar, como..."

sábado, 11 de junho de 2011

"DISCIPULADO SOB A PEDAGOGIA DE JESUS"

Este texto, trata da relação, conflituosa e compléxa, que é o "DISCIPULADO", muitas vezes. De um lado, está alguém, que deve se postar, como "PREPARADO", para ser o "DISCIPULADOR". Do outro, o "DISCÍPULO", aquele que necessita, que alguém, o alimente. Jesus, aqui, é o "MODELO", do discipulador. Nesta relação, eu quero destacar, duas coisas importante para o nosso contexto atual.
Primeiramente, o "LEITE", como alimentação inicial para o discípulo. Leite, neste contexto, tem haver, com o "CONHECIMENTO", do que é, de fato, o Reino de Deus, e o processo para construi-lo. Para Jesus, neste conhecimento, tem "SABER", para meninos, e tem "SABER", para homens. Logo, a saúde espiritual, do discípulo, dependerá desta "PEDAGOGIA". Em Mc-5:33-34, percebemos claramente, esta pedagogia. Ele fala por parábolas, a alguns, e aos discípulos, ele esclarece, o que precisa ser esclarecido. Más, aqui, em Jo-16:12, este método, também, é usado entre os Doze. Disse Jesus:"Tenho muita coisa para vos dizer,más, vós, não podeis suportar agora".Tem coisa, que mesmo sendo dita, fora de hora, você não entende. E se entender, se escandalizará. A alimentação forte, é só para os adultos. Os que ja foram, bem experimentados; não só com os problemas que envolve a construção do Reino, más também, com o "SOBRENATURAL", de Deus. "UNÇÃO".Existe níveis de unção, para o "DISCÍPULO".
Em segundo lugar, "É QUANDO O LEITE, JÁ NÃO ALIMENTA MAIS".Hb-5:14.Quando o "DISCERNIMENTO", foi aguçado pela experiência, o leite não alimenta mais.O autor aos Hebreus, afirma, que o "ADULTO", é aquele que discerne o bem e o mal. Eu diria, que o adulto, alcançou uma libertação total; E para ele, agora, somente um alimento "SÓLIDO", pode alimentá-lo.
Que problemas, advem para "IGREJA", desta relação compléxa do discípulado?.Primeiro, eu diria, que muitos na Igreja, de hoje, não querem sair do "LEITE".Hb-5:12. Quando a Igreja, começa  a "AMADURECER", e começa a trabalhar a "PALAVRA", racionalmente.Quando se começa, a trabalhar mexendo em problemas de grande compléxidade, por sua proximidade com o mal, boa parte do "REBANHO", debanda, em busca do leite, que ali está sendo administrado, e racionado.Segundo, muitos meninos querendo ser adulto.1Co-3:2.Igrejas, cheias de partidos e de contenda, gerado pela a inveja e o enteresse individual, o que Paulo, chama de meninice. E um terceiro problema, é um grande número de pessoas, que já tem um discernimento afiado, e não conseguem mais, se alimentar em vossas Igrejas, que também passam a buscar, outros apriscos...
Mais, o que tudo isto, nos mostra, é que o discipulado na pedagogia, de Jesus, ainda, é a "SOLUÇÃO".Na Escola de Jesus, tem Meninos, tem adultos. Tem alimento para os meninos, e tem alimento para os adultos....Más, tudo deve vir ao seu "TEMPO".